saneamento basico
Análise da qualidade da água de poços tubulares

Análise da qualidade da água de poços tubulares na zona urbana de Itaituba, Pará, Brasil

A importância da água nos recursos hídricos no planeta constitui um dos elementos mais relevantes e indispensável à sobrevivência do homem. Conforme o crescimento acelerado da sociedade urbana, industrial e tecnológica, a escassez de água doce ficou comprometida. Dessa forma, a população das cidades buscou alternativas para adquirir esse bem através do uso de poços tubulares.

Por este motivo, surgiu a necessidade de analisar a qualidade dessas fontes de água. Considerando, portanto, que essas fontes podem ser foco de doenças capazes de comprometer o bem-estar dos seus consumidores. Sendo assim, o objetivo do estudo foi de analisar a qualidade da água de poços tubulares consumidas pela população da zona urbana. A localização considerada foi o município de Itaituba, estado do Pará, Brasil.

Análise da qualidade da água de poços tubulares na zona urbana de Itaituba, Pará, Brasil

Foram selecionados 06 (seis) poços tubulares e coletadas 01 (uma) amostra para análise físico-química e 01 (uma) amostra para análise microbiológica. Em seguida, o total de 12 (doze) amostras foram analisadas no laboratório de análises de água do VIGIÁGUA – Vigilância da Água de Itaituba. Mediante o Manual Prático de Análise de Água da FUNASA, avaliando os parâmetros de cloreto, turbidez, coliformes totais e coliformes termotolerantes.

Os resultados obtidos apresentaram dentro da normalidade, sendo que: na análise física, o nível de turbidez esteve dentro dos valores aceitáveis; na análise química, houve ausência de cloreto; e, na análise microbiológica, das 06 (seis) amostras, foram identificadas a presença de coliformes totais na amostra de ponto 1 e ponto 2 e, ausência de coliformes termotolerantes em todas as amostras.

Concluiu-se que os resultados das análises físico-químicas e microbiológicas dos poços tubulares dispõem de uma água de qualidade e apropriada para o consumo da população itaitubense. Porém, a utilização dos poços como fonte de abastecimento de água na ausência de esgotamento sanitário, colabora como uma problemática grave de saúde pública e saneamento básico na cidade. Sugere-se a solução e investimento no sistema de tratamento e distribuição de água na cidade de Itaituba/PA.

Autores: Suede Fernanda Santos Baima; Everlana da Cunha Aboim; Andressa Diniz Simões de Almeida; Wanderson da Silva do Nascimento; Handrei Matheus de Souza Soares; João Rafael de Sousa Lira.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »