saneamento basico
osmose reversa

Remoção de fluoxetina de água por nanofiltração e osmose reversa

Remoção de fluoxetina de água por nanofiltração e osmose reversa

Este trabalho abordou o uso de nanofiltração e osmose reversa para remover o composto farmacêutico fluoxetina de água. Essa substância pode ser encontrada em rios e lagos, demandando estudos que envolvam a aplicação de tecnologias eficientes na remoção e/ou mitigação destes compostos.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a NF e RO como alternativa para remover Fluoxetina. A NF removeu a fluoxetina na faixa entre 50% e 60% e, por sua vez, a osmose inversa apresentou até 98,8% de remoção, demonstrando ser o método mais satisfatório nas condições experimentais analisadas. RO é um método adequado para complementar os sistemas de tratamento de água e garantir baixas concentrações de FLX em água.

Autores: Talita Dalbosco; Jéssica Stefanello Cadore; Alessandra Pezzini e Nelson Miguel Grubel Bandeira.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

Só sete Estados devem universalizar esgoto até 2033

Em 2033, apenas sete das 27 Unidades Federativas brasileiras deverão atingir a universalização dos serviços de esgoto. No caso da distribuição de água, a perspectiva melhora, mas nem 60% dos Estados deverão alcançar a meta: 15 deles farão a universalização até lá, segundo projeção da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base).

Leia mais »