saneamento basico

Geração de resíduos eletroeletrônicos no estado do Rio de Janeiro: logística reversa a partir dos pontos de entrega voluntária (PEVS)

Resumo

A geração de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) tem crescido significativamente em todo o mundo e representa uma questão a ser considerada desde a regulamentação da destinação até procedimentos para o reaproveitamento. No entanto, ainda são poucos os trabalhos que abordam a geração dessa categoria de resíduos no Brasil. O presente estudo propõe a estimativa da geração de REEE para os municípios do estado do Rio de Janeiro, bem como a quantificação do montante de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) necessários para a implementação eficaz da Logística Reversa para REEE na região analisada. Para tanto, foram utilizados dados secundários sobre a população dos municípios, bem como a estimativa de geração anual per capita de REEE no Brasil (7,0 kg/habitante) e a demanda de PEVs por grupo populacional (1 PEV para cada 25 mil habitantes), indicados na literatura. As informações obtidas foram organizadas e georreferenciadas em formato de mapa para os 13 municípios com maior geração de REEE no estado do Rio de Janeiro. A capital mostrou-se como o município com os maiores valores de geração de REEE e, consequentemente, com o maior quantitativo de PEVs do estado. Além do contingente populacional, outros indicadores como renda per capita ou PIB podem influenciar os volumes de geração de REEE e, desta forma, impactar a definição do número de PEVs necessários para atender os critérios para a efetividade da logística reversa.

Introdução

O tema sustentabilidade é uma das prioridades dentre as 17 Metas do Desenvolvimento Sustentável estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 2015), sendo que a gestão de resíduos é mencionada na Agenda 2030, inclusive com prazo antecipado para 2020 a respeito do manejo de produtos e resíduos que representem impactos negativos para o meio ambiente. A geração de resíduos sólidos resultantes das atividades humanas é um assunto de relevância para os gestores, principalmente pelo fato de, se mal geridos, têm potencial de causar danos ao meio ambiente e à sociedade (JACOBI & BESEN, 2011). A tipologia de resíduos eletroeletrônicos, em especial, traz consigo impactos substanciais em razão de conter metais tóxicos e outros elementos nocivos à saúde.

Kidee et al. (2013) citam as substâncias tóxicas mais comuns associadas aos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE), como os metais pesados e Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs). Em casos de manuseios incorretos desses materiais, segundo Pascale et al. (2016), há o risco de exposição a substâncias perigosas e consequente contaminação do indivíduo.

Autores: Marianna de Souza Oliveira Ottoni; Hermann Fernandes do Nascimento e Lúcia Helena Xavier.

baixe-aqui

Últimas Notícias: