saneamento basico

Gerenciamento de resíduos químicos: uma proposta de implementação em laboratórios de ensino

Resumo

O grande número de problemas de estocagem em laboratório químico deve-se à diversidade de reagentes que devem ser armazenados. A estocagem sem as especificações de produtos químicos associada com a falta de planejamento e controle propicia acidentes pessoais e danos materiais. Sendo assim, segundo Miranda e Valença (2009) o armazenamento de substâncias químicas deve ser organizado de forma a se obter uma disposição adequada dos reagentes para não gerar acidentes e evitar compras desnecessárias. Com isso, esse trabalho tem por objetivo a elaboração e implementação da organização de reagentes químicos por meio de uma matriz de incompatibilidade. Para tanto foi necessário realizar um levantamento sobre quais eram e onde ficavam os reagentes químicos dos laboratórios de química da Universidade Estácio de Sá – Campus Macaé. Após esse levantamento, foi elaborada uma matriz de incompatibilidade, para que os reagentes fossem reagrupados de acordo com a mesma (Oliveira, 2007). Além disso, os armários e prateleiras foram rearranjados conforme os grupos previstos na matriz. Foi realizado também um sistema de identificação visual, para que todos que tivessem acesso ao almoxarifado de reagentes entendessem o esquema de separação por incompatibilidade. Para controle de estoque, foi elaborada uma planilha com a correspondência entre cada reagente, sua localização e quantidade. Foi desenvolvido também um plano de ação em caso de acidente para cada aula ministrada, nesse também contemplava as informações de FISQP dos reagentes usados naquela em cada aula prática. Com esse levantamento de dados, foi possível realizar organização os reagentes de forma descrita, o que resultou em melhor aproveitamento dos espaços internos dos armários e prateleiras, facilitando a localização e o manuseio dos reagentes.Os resultados ainda mostraram que a elaboração da planilha de controle de estoque permitiu um maior controle de compra, evitando que quantidades em excesso de reagentes sejam adquiridas.Sendo assim, o estudo permitiu concluir que a implementação da matriz de incompatibilidade de reagentes evita acidentes, diminui a perda de reagentes pela degradação com o tempo ou pelo armazenamento incorreto. Além de contribuir para a diminuição de resíduos líquidos, visto que com essas ações de controle foi possível evitar descartes de reagentes que ainda não foram utilizados. A pesquisa vem buscando a adequação de uma gestão que atenda às normas legais e ambientais, desde controle de estoque e armazenamentos dos reagentes, a geração do resíduo até a destinação final, por meio de uma proposta de elaboração de um Programa de Gerenciamento Integrado de Resíduos Químicos (PGIRQ).

Introdução

A degradação ambiental é hoje um dos maiores problemas da sociedade moderna. Sendo a atividade humana uma das principais responsável pela geração de resíduos. Alguns fatores como crescimento populacional e desenvolvimento industrial acentuaram essa geração nos últimos anos. Com isso, estudos e ações vem sendo desenvolvidos a fim de evitar ainda mais a degradação de recursos naturais, como a água, o solo e o ar. Isso porque a preocupação com a preservação ambiental avança no mundo todo, devido a pressão, principalmente dos órgão fiscalizadores, pela busca de alternativas cada vez mais limpa nos setores produção (KRAFT, 2008). Sendo assim, o grande desafio dos pesquisadores, na atualidade, é de desenvolver e gerenciar processos de maneira que estes causem cada vez menos impactos negativos na sociedade e no meio ambiente.

Segundo (MENACHO, 2016) o conceito de sustentabilidade surge da necessidade de conciliar o desenvolvimento econômico à qualidade de vida e do meio ambiente. Esse traz como proposta a racionalização do uso dos recursos naturais de maneira a atender as necessidades presentes sem comprometer as futuras. Mediante a esse cenário, as organizações das mais diversas áreas tem a responsabilidade de se reunir e adotar medidas de enquadramento ambiental. Dentre as alternativas básicas estão planejamento, apresentação e execução do Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGR) e Sistema de Gestão Ambiental (SGA), tanto para setores públicos, quanto para os privados (ASSUMÇÃO, 2008).

O gerenciamento de resíduos apresenta como um dos temas ambientais mais complexos, pois é crescente a quantidade de substâncias identificadas como perigosas, sem falar na quantidade, cada vez mais expressiva, de geração desses resíduos. Esse aumento tem exigido soluções cada vez mais eficientes e maiores investimentos por parte de seus geradores. Vale destacar que, a geração desse tipo de resíduo, não é exclusividade da indústria, uma vez que os laboratórios de ensino desde o médio, técnico e universitário também os produzem em elevada diversidade, porém em volumes menores. No entanto, o volume reduzido não pode ser negligenciado, visto que o impacto ocasionado existirá em longo prazo.

Segundo Jardim (2002) existe uma tendência na nossa sociedade em considerar como impactante ao meio ambiente apenas atividades que geram grandes quantidades de resíduos, como atividades industriais. Consequentemente, pequenos geradores de resíduos, tais como instituições de ensino e de pesquisa, laboratórios de análises bioquímicas e físicoquímicas, normalmente são considerados pelos órgãos fiscalizadores como atividades não impactantes, e assim sendo, raramente fiscalizados quanto ao descarte de seus rejeitos químicos. Dado o exposto, o assunto vem se tornando tema de estudo em discussões acadêmicas.

Autores: Andreia Boechat Delatorre; Luciana de Andrade Santos; Robson Florentino de Lima; Cristiane de Jesus Aguiar e Eurico Huziwara.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »