Resumo
As lagoas de estabilização constituem-se na forma mais simples para o tratamento de esgoto, cujo principal objetivo é a remoção da matéria carbonácea em suas variantes. A manutenção das lagoas de estabilização, com o processo de retirada de lodo visa aumentar o desempenho das estações. Este estudo de caso apresenta a remoção do lodo biológico realizada por meio de dragagem com uma máquina anfíbia. Este processo obteve êxito em seu propósito, além de apresentar alto poder de replicabilidade em projetos similares.
Introdução
A Concessionária de Saneamento Serra Ambiental (CSSA) responsável pelo Sistema de Esgotamento Sanitário do Município de Serra-ES, desde o início de sua concessão em 2015 acompanha o desempenho das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Em 2015, constatou-se que para a melhoria da eficiência de remoção das estações seria necessário avaliar e alterar a condição atual das lagoas, quanto ao volume de lodo nas lagoas de estabilização. Segundo Von Sperling (2002) as lagoas de estabilização devem ser limpas quando a camada de lodo atingir 1/3 da altura útil, comprometendo o tempo de detenção hidráulica e consequentemente a eficiência de remoção.
Este mesmo autor destaca que o planejamento da remoção do lodo de uma lagoa objetiva minimizar custos, antecipar soluções de problemas eventuais e reduzir impactos relacionados com a remoção e disposição do lodo. Sendo assim, a definição do processo de retirada de lodo é fundamental, tais como: realização de batimetria da lagoa; definição de tecnologia a ser adotada na remoção do lodo; destino final adequado para o lodo; execução da retirada de lodo; e realização de nova batimetria da lagoa.
A máquina anfíbia é um equipamento profissional de alto desempenho para remoção do lodo, que possui um sistema hidráulico equipado com um tanque ciclone patenteado que oferece uma ventilação mais eficiente, garantindo assim uma oxidação mais lenta do óleo. Esta máquina possui várias ferramentas que conferem inúmeras funcionalidades, incluindo atividades de dragagem em corpos hídricos. Este projeto teve por objetivo apresentar a metodologia para retirada de lodo das lagoas de estabilização dos Sistemas de Tratamento de Esgoto no município de Serra-ES, com intuito de melhorar o desempenho das unidades de tratamento de esgoto sanitário e obtendo melhor viabilidade econômica.