Cases Bentley Brasil Sabesp
Empresa: SABESP
Responsável pelo projeto: Diego Corte
Nome do Projeto: Implantação e Operação de Sistema de Gestão Operacional no município de Guarujá
Tipo de Projeto: Operação de Sistema de Abastecimento de Água
Local de implantação: Guarujá – SP
Fase do Projeto: Concluído e operacional
Investimento do Projeto: 350 mil reais
Horas trabalhadas: 480
Soluções Bentley aplicadas: OpenFlows, WaterSight
Tipo de Modelagem: Modelagem da realidade
Descrição do Projeto
O local escolhido para o desenvolvimento do projeto foi o distrito de Vicente de Carvalho, pertencente ao município de Guarujá, que por sua vez é operado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).
A SABESP é uma das maiores empresas de saneamento básico do mundo, atendendo a 375 municípios no estado de São Paulo, Brasil. Fundada em 1973, a Sabesp desempenha um papel fundamental no fornecimento de água potável e na coleta e tratamento de esgoto. Com milhões de clientes em sua base, a empresa tem sido uma peça-chave na promoção da saúde pública e no acesso à água de qualidade em uma região densamente povoada. Além disso, a Sabesp tem investido em tecnologias avançadas e práticas sustentáveis para enfrentar os desafios de gestão hídrica, demonstrando um compromisso contínuo com o desenvolvimento e a preservação ambiental.
Quanto ao local de estudo, Vicente de Carvalho se caracteriza por ter uma população significativa, cerca de 150.000 habitantes. Apresenta vários problemas de abastecimento de água devido a uma série de fatores, incluindo o aumento sazonal da população devido ao turismo de final de ano, a infraestrutura inadequada para atender à demanda crescente, a escassez de recursos hídricos em períodos de seca e principalmente a ocupação irregular.
A ideia ao se implantar o WaterSight nessa área foi integrar todos os dados compreendendo as remotas de campo (pressão, vazão e nível), GIS, dados operacionais e comerciais para possibilitar o monitoramento contínuo em tempo real do sistema de abastecimento de água identificando rapidamente quaisquer problemas ou anomalias como vazamentos, baixas pressões e equipamentos com defeitos. O intuito foi desenvolver uma gestão mais eficiente e uma operação mais pró-ativa do sistema.
Descrição da solução:
Um dos maiores desafios encontrados no trabalho foi a questão cadastral. Com o desenvolvimento do gêmeo digital integrando os dados cadastrais, comerciais e de campo, foi possível identificar zonas com problemas em seus limites e direcionar as soluções mais rapidamente.
Outro desafio foi o fato de Vicente de Carvalho ter muitas comunidades em sua área. A pressão que chegava em tais locais era muito baixa e havia muitas reclamações de falta d’água.
Com a utilização do WaterSight, foi possível analisar os dados de campo mais facilmente e planejar uma condição de abastecimento mais favorável e estável a essas áreas de vulnerabilidade.
Descrição do resultado:
Através da centralização e integração de dados proporcionadas pelo WaterSight foi possível obter insights valiosos, como os seguintes:
- Agilidade na análise qualitativa e quantitativa do desempenho dos sensores de campo (remotas), através de alertas para identificação de falhas de comunicação, erros de registro de medição e leituras fixas durante longo tempo;
- Identificação de falhas de equipamento em campo, como o funcionamento inadequado de válvulas redutoras de pressão;
- Detecção de anomalias de pressão em pontos críticos do sistema;
- Análise do balanço hídrico por distrito de medição, podendo auxiliar a priorização de ações de pesquisa e reabilitação;
- Identificação de inconsistência nos limites de DMCs cadastrados no sistema GIS corporativo. Através do monitoramento do Balanço Hídrico, com destaque aos parâmetros de volume utilizado, consumo autorizado e perdas de água, foi possível notar incoerências, analisar suas causas e direcionar correções;
- Através de comparação de várias grandezas diferentes, como pressões nos pontos críticos, vazão de entrada nas DMCs e status das válvulas dos reservatórios, foi possível ajustar as condições de abastecimento e recuperar o volume disponibilizado.
Essa operação mais eficiente do sistema em conjunto com outras ações como troca de hidrômetros, pesquisa e consertos de vazamentos possibilitou uma melhor distribuição das pressões em todo o sistema e uma redução do volume disponibilizado de cerca de 37.000 m3/mês.
Essa melhor distribuição das pressões beneficiou as comunidades e também o setor das indústrias, que teve seu abastecimento muito mais estável.
Métricas de resultados:
- Ganhos de produtividade
- Melhoria na qualidade (de entregas)
- Redução de tempo de inatividade/falhas
- Benefício para a comunidade (econômico)
Resultado quantitativo medido:
Através dos eventos detectados por gatilhos desenvolvidos no WaterSight, foi possível identificar falhas de equipamentos de campo muito mais rapidamente, o que gerou mais confiabilidade aos dados de campo.
Parceiro estratégico envolvido:
N/A
Iniciativa digital:
Atualmente a quantidade de dados provenientes de sistemas de abastecimento de água está ultrapassando a capacidade humana de análise. Com isso, um gêmeo digital pode ter um impacto significativo na operação de um sistema. Fornecendo uma representação virtual precisa e em tempo real do sistema físico.
As informações corporativas coletadas de diferentes fontes e disponibilizadas em nuvem permitiram maior facilidade e agilidade no acesso às informações. Além disso, os componentes analíticos baseados em Machine Learning, oferecidos pelo WaterSight, podem trazer informações operacionais úteis e de obtenção mais fácil, dando uma visão contextual que seria de difícil análise se feita com a baixa de dados ou através de planilhas e ferramentas habitualmente usadas.
Categoria de sustentabilidade central: Recursos Terrestres e Hídricos
ESDG-Recursos terrestres e hídricos: Fornecimento de água
Impacto positivo líquido:
Com o uso do WaterSight, foi possível obter insights valiosos sobre o abastecimento de água do distrito de Vicente de Carvalho. O que possibilitou uma operação mais eficiente, uma economia de recursos hídricos (cerca de 37.000 m3/mês a menos de água disponibilizada ao sistema) mantendo a operação do sistema e um abastecimento mais regular e com pressões mais adequadas para as comunidades.
Reporte verbal:
“O WaterSight possibilitou a centralização de informações provenientes de vários sistemas da empresa. O software está facilitando a operação de 10 DMCs no distrito de Vicente de Carvalho e fornecendo valiosos insights sobre a condição dos ativos em campo, das pressões, vazões e níveis do sistema.”
Por Diego Corte, Engenheiro do Departamento de Automação e Eficiência Operacional
https://www.linkedin.com/in/diegocorte
Sobre a empresa:
A Sabesp é uma sociedade anônima fundada em 1973 e atualmente responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de 376 municípios do Estado de São Paulo. A empresa é considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo, atendendo mais de 25 milhões de pessoas com abastecimento de água e coleta de esgoto.