saneamento basico

Análise de estabilidade de taludes de aterro de resíduos urbanos utilizando parâmetros geotécnicos de propostas bibliográficas e correlações com NSPT

Resumo

O aumento nas taxas de geração de resíduos, decorrentes do aumento das atividades industriais e do poder de compra da população, frente à escassez de áreas adequadas à disposição de resíduos, próximas aos centros geradores, tem levado as administradoras a investirem no aumento da capacidade de carga de aterros sanitários em operação ou na reutilização de antigas áreas de disposição encerradas, para suprir esta demanda. Esta situação induz a construção de aterros cada vez mais altos, atenuando o problema da demanda de resíduos e, em contrapartida, gerando grandes preocupações quanto à estabilidade destes corpos. Dentro deste contexto, os métodos convencionais de cálculo de estabilidade de taludes são comumente utilizados em estudos de estabilidade em aterros sanitários, por pesquisadores e profissionais especializados. No entanto, estas metodologias de trabalho foram desenvolvidas para estudos em maciços com constituição e comportamento mecânico distintos dos materiais dispostos em aterros sanitários. Desta forma, foram executados estudos sistemáticos com objetivo de determinar parâmetros geotécnicos adequados aos resíduos presentes no Aterro de Caetetuba, localizado no município de Atibaia – SP. Os parâmetros geotécnicos dos resíduos foram determinados com base em propostas levantadas durante a pesquisa bibliográfica e com base em resultados de testes de penetração de sondagens identificadas na pesquisa documental. Diversos métodos de análise de estabilidade de taludes, levantados durante a pesquisa bibliográfica, foram avaliados visando identificar o método mais adequado para aplicação no Aterro Sanitário de Caetetuba. Para realização das análises de estabilidade foram elaboradas seções litoconstrutivas do aterro, com base em plantas topográficas e perfis de sondagens identificados na pesquisa documental, as quais foram implementadas no software SLOPE/W da Geo-Slope International. As conclusões foram expressas em função dos valores de segurança obtidos, sendo comparados os fatores de segurança calculados pelos diversos métodos oferecidos pelo software SLOPE/W, em função das variações nos parâmetros geotécnicos e dos métodos analíticos utilizados.

Introdução

O presente estudo de caso aborda um aterro de resíduos urbanos localizado no município de Atibaia, estado de São Paulo, denominado Aterro de Caetetuba, onde, em algumas das faces da pilha de resíduos, verificam-se feições de instabilidade como cicatrizes de escorregamento e árvores inclinadas.

O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2013, (ABRELPE, 2013, p. 44), indica que do total de resíduos sólidos coletados atualmente, 58,3% são destinados a aterros sanitários, 24,3% para aterros controlados e 17,4% lixões.

A geração de resíduos é resultado de basicamente todas as atividades da sociedade contemporânea incluindo desde atividades domésticas corriqueiras até processos industriais complexos. Assim, a gestão dos resíduos gerados diariamente é um problema inerente a todos os municípios.

Autor: FLÁVIO HENRIQUE REMÉDIO.

Artigo Completo

Últimas Notícias: