Skip to content
segunda-feira, maio 16, 2022
Últimas Notícias:
  • Bioma cerrado: Relevância no cenário hídrico brasileiro
  • Saneamento Básico: quando o Brasil fez a coisa certa
  • Menos de 1% do lixo doméstico é destinado a tratamento
  • Investimentos em saneamento básico em Ubatuba (SP) somam R$ 46,7 milhões, segundo Sabesp
  • NOVAS SOLUÇÕES PARA VELHOS PROBLEMAS DO SANEAMENTO
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Telhado verde: uma análise comparativa à telhados convencionais

  • Acervo Técnico, Meio Ambiente
  • março 1, 2019

Resumo

Atualmente, aproximadamente 98% da população brasileira residem em áreas urbanas, visto que essa grande urbanização ocasiona problemas, como principal, o impacto ambiental causado pela impermeabilização do solo através de pavimentações e edificações. Com a necessidade de adaptações das edificações para minimizar tais impactos, estudos mostram que a utilização do Telhado Verde, conhecido também como cobertura verde, pode ser considerada uma alternativa, o qual tem como benefícios a melhora do conforto térmico e acústico, do controle de absorção pluvial, da arquitetura estética do local, bem como favorável aumento de área verde em zonas urbanas e um possível habitat para pequenos ecossistemas. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo apresentar argumentos para a utilização do Telhado Verde no município de Cuiabá-MT, em comparação aos telhados convencionais mais usuais, como: telhas de fibrocimento e telhas cerâmicas do tipo colonial. Para a comparação dos telhados, primeiramente foi realizado um projeto padrão de residência unifamiliar com três coberturas diferentes, de modo a não comprometer a comparação dos custos de execução. Em seguida foi realizado orçamentos em quatro empresas diferentes para aquisição dos preços de custo dos materiais, de execução dos telhados e de mão-de-obra. Quando comparado os resultados dos orçamentos obtidos observou-se que o preço do Telhado Verde com sistema modular é mais elevado que os outros dois tipos de telhados, aproximadamente de 67,25 % e de 48,22%, em comparação aos telhados com Telhas de Fibrocimento e com Telhas Cerâmicas do tipo colonial respectivamente. Por fim, mesmo que o Telhado Verde tenha apresentado preços elevados, as vantagens e seus benefícios, principalmente em relação ao conforto térmico, justifica sua escolha para implantação no município de Cuiabá, o qual possui clima tropical semiúmido, com possíveis aumentos de temperatura no decorrer dos anos.

Introdução

A partir da década de 70, o município de Cuiabá-MT teve um grande avanço populacional em reflexo da acelerada urbanização e desordenada ocupação e uso do solo, com aproximadamente 98% de habitantes na zona urbana, em que influenciou de forma direta na redução drástica da cobertura vegetal (VILANOVA & MAITELLI, 2009).

Por Cuiabá ser considerado uma das cidades mais quentes do Brasil, os profissionais da construção civil como arquitetos, designers e engenheiros devem buscar alternativas para amenizar o calor no interior das edificações (NOVAIS et al., 2015). Porém, atualmente, estes profissionais geralmente optam por meios mais econômicos, que podem ocasionar impactos ambientais comprometendo a qualidade de vida nos centros urbanos.

Segundo Frota e Schiffer (2001) as edificações são compostas por vários elementos responsáveis pelo conforto térmico em seu interior, sendo a cobertura o principal elemento encarregado pela absorção de calor existente no exterior das mesmas.

Para Silva (2011) uma solução eficiente a ser adotada como em muitas partes do mundo, principalmente na Europa, para minimizar esses efeitos no interior das edificações e no meio ambiente é a utilização da cobertura verde, popularmente conhecido como Telhado Verde.

O Telhado Verde é considerado apenas um telhado com vegetação, no qual é composto por gramíneas, plantas e árvores que podem ser implantadas tanto em lajes quanto em telhados convencionais, podendo influenciar em vários aspectos físicos no interior das edificações e no seu entorno (SILVA, 2011).

Conforme Adam (2001), Oberndorfer et al. (2007), Tomaz (2007), Silva (2011), Willes (2014) e Oliveira et al (2015) estudos sobre o Telhado Verde apresentam vários benefícios e vantagens, como na redução dos efeitos das ilhas de calor urbano (ICU), na melhoria da qualidade do ar, da gestão de águas pluviais, do aumento da biodiversidade, de melhorias no conforto térmico e impactos impostos pela impermeabilização das grandes cidades.

Neste contexto, este trabalho visa apresentar um comparativo da utilização do Telhado Verde entre outras duas coberturas, com Telhas de Fibrocimento e Telhas de Cerâmica tipo colonial, bem como suas vantagens e benefícios, como justificativa para a escolha de sua implantação no município de Cuiabá-MT.

Autores: Karytaelen Ulian Dalla Costa; Karytany Ulian Dalla Costa; Felipe Miguel de Almeida; Vanilso de Rossi Junior e Nayra Nalessa de Campos Monteiro.

baixe-aqui

AnteriorAnteriorRelação entre a ocupação do solo e qualidade da água na bacia do rio Jundiaí-mirim-SP, Brasil
PróximoSão Paulo/SP agora tem movimento para ampliar coleta seletiva na capital :“recicla sampa”Próximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Bioma cerrado: Relevância no cenário hídrico brasileiro

1 min de leitura

O Cerrado possui seu maior potencial hídrico nos lençóis freáticos, contribuindo para o abastecimento de importantes aquíferos subterrâneos.

Semiárido brasileiro – Panorama do abastecimento de água no semiárido brasileiro

2 min de leitura

O semiárido brasileiro é um dos mais chuvosos do mundo, no entanto, enfrenta impasses devido ao baixo índice pluviométrico e a irregularidade das chuvas, comprometendo serviços básicos de saneamento como o abastecimento de água, sendo este o objeto de estudo do presente trabalho.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

clean environment brasil
paques-logo-home.jpg
Superbac
suez
logo-netzsch
aquamec
Conaut
logo-bioproj
Penetron
bf-dias
DENORA

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.