saneamento basico

Estudo e formulação de tijolos ecológicos de solo cimento produzidos a partir do lodo gerado em estações de tratamento de esgotos: um modelo de gerenciamento de resíduo sólido aplicado a ideia de tecnologia social

Resumo

Os Sistemas de Esgotamento Sanitários são complexos industriais essenciais à manutenção do equilíbrio ecológico e das relações simbióticas sustentáveis entre o homem e a natureza, embora seja sabido que o processo operacional de tratamento de esgoto seja potencial gerador de impactos socioambientais e que por princípio carece de gerenciamento. Avalia-se que, no Brasil, a maior alíquota de lodo gerado em ETE’s – Estações de Tratamento de Esgotos – tem sido descartada, sem nenhum tratamento, em aterros sanitários, resultando em vicissitudes ambientais e econômicas. Pensando nisto, foi desenvolvido estudo, por intermédio deste trabalho, objetivando avaliar a influência da adição do lodo de esgotos gerado na ETE do município de Santana do Ipanema – AL, sobre as propriedades tecnológicas do tijolo ecológico de solo-cimento. O método adotado embasou-se na análise experimental, impetrada, em sua estrutura, a partir dos ensaios de caracterização e qualificação de tijolos-ecológicos de solo-cimento regimentados pela ABNT e pela ABCP. Os resultados apontam que a incorporação do lodo de ETE influencia diretamente nas propriedades tecnológicas dos tijolos de solo-cimento e demonstram que o lodo analisado pode ser incorporado em formulações de solo-cimento numa proporção aproximada de 5% em relação à massa de solo seco, sem que haja grandes avarias nas propriedades mecânicas
da matéria desenvolvida.

Introdução

Por muito tempo, no âmbito dos países da América Latina se tem negligenciado a importância da gestão dos resíduos sólidos na manutenção do equilíbrio ambiental dos ecossistemas. O gerenciamento do lodo gerado, cada vez em maior volume, a partir da operação de Sistemas de Esgotamentos Sanitários SES’s, fundamental a manutenção do equilíbrio biótico nos ecossistemas, vem preocupando os municípios. Estima-se que todos os anos, no Brasil, produzase mais de 220.000 toneladas de lodo seco, advindo do tratamento de esgotos em Sistemas de Esgotamento Sanitários. Hoje, tem-se a ciência que o lodo de esgoto assume alto potencial de contaminação ambiental, logo, carece de gerenciamento fim.

Segundo Ingunza et al. (2006) apud Silva (2008) o reaproveitamento de resíduos advindos da operação de sistemas de saneamento básico em tecnologias da construção civil é uma prática que vem sendo estudada de maneira crescente no Brasil, justamente por predispor práticas ambientalmente corretas que reduzem o consumo de recursos naturais, tanto na forma de matérias-primas quanto na forma de energia, convertendo resíduos em recursos, reduzindo portanto os custos advindos com a disposição.

Considerando os estudos já realizados com os tijolos de solo-cimento, o presente trabalho objetiva, a partir de estudo de caso, equacionar a formulação de tijolos ecológicos (figura1), através da mistura de solo, cimento Portland, água e lodo seco produzido a partir do Sistema de Esgotamento Sanitário do município de Santana do Ipanema – AL (figura 2), operado atualmente pela Companhia de Saneamento de Alagoas – CASAL. Logra-se, portanto, a necessidade de minimizar o impacto socioambiental potencial dos Sistemas de Esgotamentos Sanitários com usufruto de tecnologias cíclicas capazes de desencadear processos sistemáticos, sucessivos e sustentáveis de conservação do meio ambiente com responsabilidade social, de forma a facilitar a gestão continuada da logística sustentável nas organizações e assim opera-la como metodologia de desenvolvimento socioambiental e econômico.

Autores: Antônio Ramos Soares Júnior; Israel Correia Oliveira e Júlio César Moura Menezes Júnior – Orientador.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »