saneamento basico

Transposição Paraíba do Sul: segurança hídrica para o Sistema Cantareira e abastecimento público

Resumo

A transposição das águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira foi implantada com o objetivo aumentar a garantia da segurança hídrica do abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Através da implantação da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) Jaguari é possível transpor um volume anual de até milhões de metros cúbicos para o reservatório Atibainha, o que equivale à uma vazão média anual de 5,13m³/s. Uma particularidade desta obra de segurança hídrica é a de que a mesma pode operar tanto no sentido Jaguari-Atibainha, como reforço hídrico do Sistema Cantareira, quanto no sentido Atibainha-Jaguari, no papel de contingenciamento de cheias do reservatório Atibainha.

Introdução

O abastecimento público de água da RMSP atualmente é realizado pelos Sistemas Cantareira, Guarapiranga, Alto Tietê, Rio Claro, Rio Grande, Cotia e São Lourenço. Complementarmente são utilizados sistema isolados que possuem menor capacidade de abastecimento.

Diariamente são exigidos grandes esforços para que garantir o abastecimento de um dos maiores conglomerados de pessoas de mundo, sobretudo numa região de baixa disponibilidade hídrica.

Isso só é possível mediante equipes altamente capacitadas e grandes investimentos. Um deles é a Transposição das águas da bacia do Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira.

Autores: Nilzo Renê Fumes e Carlos Roberto Dardis.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »