Tratamento Efluentes MBR IIOT
Resumo:
O uso de monitoramento utilizando IIoT (“Internet das Coisas Industrial”) em aplicações de saneamento tem sido abordado constantemente, porém sabe-se pouco sobre vantagens destes sistemas.
Esse trabalho visa analisar os ganhos da operação – através da telemetria das pressões, do volume e das correntes – de uma estação de tratamento de efluentes com tecnologia de membranas em um terminal rodoviário no Brasil.
A estação de tratamento operava manualmente com suporte esporádico local, coleta de dados de forma retrospectiva das informações dos instrumentos analógicos e do CLP (Controlador Lógico Programável) durante visitas programadas.
Tratamento Efluentes MBR IIOT
A inspeção era realizada para resolver problemas de forma corretiva até a próxima inspeção. Esse perfil de verificação, no entanto, se mostrava ineficaz e gerava altos custos com a quebra de membranas.
Por se tratar de dispositivos extremamente sensíveis, foram instalados sensores de pressão negativa das membranas, recalque, corrente das bombas, hidrômetro, entre outros.
Autores: Marcelo Martinez Ramos e José Alfredo Mattio.