saneamento basico
Tratamento Efluentes MBR IIOT

O aumento de eficiência e segurança da operação de estações de tratamento de efluentes por biorreator por membranas usando monitoramento remoto em tempo real com tecnologia internet das coisas industrial (IIOT)

Tratamento Efluentes MBR IIOT

Resumo:

O uso de monitoramento utilizando IIoT (“Internet das Coisas Industrial”) em aplicações de saneamento tem sido abordado constantemente, porém sabe-se pouco sobre vantagens destes sistemas.

Esse trabalho visa analisar os ganhos da operação – através da telemetria das pressões, do volume e das correntes – de uma estação de tratamento de efluentes com tecnologia de membranas em um terminal rodoviário no Brasil.

A estação de tratamento operava manualmente com suporte esporádico local, coleta de dados de forma retrospectiva das informações dos instrumentos analógicos e do CLP (Controlador Lógico Programável) durante visitas programadas.

Tratamento Efluentes MBR IIOT

A inspeção era realizada para resolver problemas de forma corretiva até a próxima inspeção. Esse perfil de verificação, no entanto, se mostrava ineficaz e gerava altos custos com a quebra de membranas.

Por se tratar de dispositivos extremamente sensíveis, foram instalados sensores de pressão negativa das membranas, recalque, corrente das bombas, hidrômetro, entre outros.

Autores: Marcelo Martinez Ramos e José Alfredo Mattio.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: