saneamento basico

Avaliação de estratégias para o tratamento do lixiviado do aterro sanitário intermunicipal dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim

Resumo

O presente estudo objetiva avaliar a rota proposta para o tratamento do lixiviado do aterro sanitário intermunicipal dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim. Nesse estudo foi, primeiramente, analisado os documentos disponibilizados pela prefeitura municipal de Conceição do Mato Dentro, a saber: (1) Memorial descritivo do projeto do aterro sanitário intermunicipal, (2) Estudo de autodepuração do Córrego da Estiva, (3) Planta de arranjo geral do aterro e plantas da ETP (proposta inicial), e (4) Proposta técnica do novo sistema de tratamento de percolados.

Introdução

Nesse item foram apresentadas as principais características físicas e químicas do lixiviado, considerando especialmente lixiviados de aterros brasileiros e a influência do clima, idade do aterro, tipo de solo e variáveis operacionais do aterro. Estabeleceuse uma comparação com as características físicas e químicas do esgoto doméstico, de forma a demonstrar a diferença desses efluentes e a importância, na concepção do projeto de tratamento, de se considerar parâmetros específicos para lixiviado (recalcitrância da matéria orgânica, concentração de nitrogênio amoniacal, presença de metais traço, cloretos, parâmetros biocinéticos, entre outros).

A seguir, apresentou-se o estado-da-arte no tratamento de lixiviados (tratamentos biológicos e físico-químicos), com experiências internacionais e nacionais em diferentes escalas. Buscou-se, com uma análise crítica, discutir as diferentes rotas de tratamento hoje utilizadas pelos aterros brasileiros, e mais especificamente de Minas Gerais.

Por fim, uma análise detalhada da rota proposta à Prefeitura de Conceição do Mato dentro, MBBR/ozonização, foi realizada, trazendo à luz outras rotas alternativas, sempre considerando a robustez do tratamento para o lixiviado (considerando aqui as variações de parâmetros ao longo da vida útil do aterro e aspectos como pluviosidade, etc), demanda energética, permitindo aos gestores vislumbrarem as vantagens e desvantagens dos diferentes cenários de forma a ter um suporte em sua tomada de decisão.

Autores: Liséte Celina Lange; Míriam Cristina Santos Amaral; Victor Rezende Moreira e Yuri Abner Rocha Lebron.

Artigo Completo 

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »