saneamento basico

Água extravasa de represa em Jundiaí/SP e projeto visa ampliar capacidade em 1 bilhão de litros

Com as fortes chuvas seguidas nas últimas semanas, a represa da DAE, em Jundiaí, atingiu 100% de sua capacidade e a água acumulada já
começou a extravasar pelos vertedouros, que são responsáveis por manter o nível de segurança em casos de haver excesso no volume de água. Projeto prevê aumento da represa em 1 bilhão de litros.

A DAE informa que está monitorando o nível da represa e opera normalmente o sistema, segundo explicou o engenheiro de plantão da empresa, Rogério Santiago.

A Prefeitura de Jundiaí informou ontem, por meio da assessoria de imprensa, que existe projeto do Executivo para ampliação da capacidade da represa já em fase de aprovação pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

O aumento da capacidade de armazenamento de água será em 1 bilhão de litros. Atualmente, a capacidade da represa do município é de 8,3 milhões.
A assessoria de imprensa da prefeitura também confirmou que há estudos para obras de desassoreamento da represa de adução, às margens da Rodovia Vereador Geraldo Dias.

Estas obras de desassoreamento estão previstas para acontecer ainda neste semestre, conforme confirmou a DAE. O pedido para a obra de desassoreamento encontra-se em análise na Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Chuvas em excesso

O momento mais crítico da represa aconteceu na noite do último sábado (21), quando houve o volume registrado de 38,9 mm de chuvas. Segundo informações do Portal Agrometeorológico e Hidrológico do Estado de São Paulo, até o momento, o município registrou 275,5 mm de chuvas
acumuladas no mês e ultrapassou a média prevista para janeiro de 255 mm. Desde o dia 13, Jundiaí está sendo monitorada pela Defesa Civil em estado de atenção por causa das chuvas.

O departamento monitora o nível das chuvas e as áreas de risco do município, contra inundações e deslizamentos de terra. A situação do Rio Jundiaí também tem deixado técnicos em alerta nos últimos dias. Na última quarta-feira (18), o rio ficou 3,16 m acima do normal e, no sábado (21),
voltou a subir, porém não foram registrados pontos críticos de alagamentos.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »