Oito cidades abastecidas por água captada no Rio do Sinos estão sem fornecimento por conta da lama trazida pela enchente que atingiu a cidade de Rolante, no Vale do Paranhana, a cerca de 115 quilômetros de Porto Alegre. Após o temporal, o barro desceu para a área de captação e as estações tiveram que ser desligadas.
Os municípios afetados são São Leopoldo e Novo Hamburgo, que possuem distribuição municipalizada, além de Campo Bom, Portão, Sapiranga, Estância Velha, Esteio e Sapucaia do Sul, onde a captação e o tratamento da água é feito pela Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan).
Em São Leopoldo e Novo Hamburgo, o fornecimento de água foi interrompido ainda no sábado (7). Neste domingo (8) não havia previsão de normalização do serviço.
A Corsan informa que em Campo Bom, Portão, Sapiranga e Estância Velha, a previsão de retomar o tratamento e o abastecimento é ao longo do domingo. No entanto, o retorno não deve ser imediato para todas as casas.
Já em Esteio e Sapucaia do Sul, a estação da Corsan que abastece as cidades foi desligada na manhã deste domingo devido a situação da água. A previsão é retomar o tratamento da água na noite de fornecimento e, com isso, normalizar o serviço na manhã de segunda-feira (9).
Turbidez elevada provocou desabastecimento
Conforme a Corsan, a estação de Campo Bom registrou turbidez de 10.000 NTU (unidade matemática utilizada na medição da turbidez) na madrugada de sábado. O nível normal é de 50 NTU. A elevação foi de 200 vezes, o que inviabilizou as condições operacionais de tratar a água captada no Rio do Sinos.
Na manhã deste domingo, a turbidez era de 1.200 NTU. Com isso, a previsão é que a situação se normalize ao longo do dia. O problema afeta o abastecimento no sistema integrado de Campo Bom, Sapiranga, Portão e Estância Velha.
No ponto de capitação de Esteio, o nível de turbidez medido na manhã deste domingo era de 2.870 NTU. A normalização do abastecimento no sistema integrado de Esteio e Sapucaia do Sul depende da redução da turbidez da água bruta. A previsão da Corsan que é isto ocorra até o início da manhã desta segunda-feira (9).
Para informações e reclamações, a Corsan disponibiliza o número 0800-646-6444. A ligação é gratuita e o atendimento ocorre 24 horas.
Fonte: G1