O plano vai delinear o quadro para o reúso dos efluentes com tratamento terciário das sete estações de tratamento de efluentes de Mumbai
A empresa Black & Veatch foi contratada para elaborar o plano diretor de reúso de água de Mumbai na Índia.
O “Strategic Recycled Water Master Plan” vai delinear o quadro para o reúso dos efluentes com tratamento terciário das sete estações de tratamento de efluentes de Mumbai, que possui uma população estimada de 18,4 milhões de pessoas, e servirá como documento guia para a construção da infraestrutura de reúso de água de maneira escalonada.
O projeto será elaborado por uma combinação de parceiros locais e globais.
A Corporação Municipal da Grande Mumbai (MCGM) quer maximizar o uso do efluente com tratamento terciário pelos próximos 50 anos, para cortar a demanda no suprimento de água doce e reduzir um antecipado déficit futuro no abastecimento.
Adicionalmente, a movimentação para aplicar o tratamento terciário para uma parte dos seus efluentes vem na sequência da introdução de novas normas de descarga de efluentes pelo Central Pollution Control Board da Índia em fevereiro de 2017.
“O reúso de água é um ganha-ganha para Mumbai. Tratar os efluentes a padrão terciário proporciona benefícios significativos para a saúde e o ambiente. Reutilizar aqueles efluentes tratados pode aliviar a pressão no abastecimento de água potável da cidade”, disse Anand Pattani, diretor da Black & Veatch Índia.
Em maio de 2016 a Black & Veatch ganhou o seu primeiro contrato com a MCGM, para serviços de consultoria e para preparar um detalhado relatório de projeto e a documentação da licitação para uma estação de tratamento de efluentes na zona de Malad. A planta será uma das maiores estações de tratamento da Índia.
Foto: Harvard
Fonte: Desalination Biz, adaptado por Portal Saneamento Básico – www.saneamentobasico.com.br