saneamento basico
Aegea contrata bancos e mira IPO em 2026, dizem fontes

Aegea contrata bancos e mira IPO em 2026, dizem fontes

BTG Pactual, Itaú BBA e Morgan Stanley são coordenadores da oferta, que deverá ser realizada em fevereiro, afirmaram fontes

A Aegea contratou um sindicato de bancos para estruturar sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) que é planejada para ocorrer em 2026, apurou o Valor.
São coordenadores da oferta BTG Pactual, Itaú BBA e Morgan Stanley, conforme interlocutores. A empresa ainda deve contratar outros bancos para completar o sindicato. Segundo fontes, a privatização a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), que a Aegea analisa, poderá ser um gatilho para a operação.

Embora esta ainda não tenha modelagem fechada, a sinalização é que o formato atrairá a empresa, possivelmente em consórcio. Uma hipótese aventada seria inclusive, a depender das normas finais da oferta de ações, um “IPO reverso”, em que a estrutura da companhia mineira, já listada, eventualmente seria usada pela Aegea para entrar na Bolsa.

Pessoas a par do tema dizem que há algum tempo a Aegea vem tomando providências internas para se preparar para o IPO, e que a decisão final é uma questão de “timing”. A empresa já acessa o mercado de capitais local e estrangeiro frequentemente, aponta uma fonte. Além disso, o volume elevado de investimentos em curso pela companhia têm um perfil de expansão de rede, com potencial grande de elevação de receitas.

O setor de saneamento é o maior candidato para quebrar o jejum de aberturas de capital na B3, que vive uma entressafra de quatro anos.

A BRK, do mesmo setor, já anunciou que fez o registro para oferta junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Fontes afirmam que a companhia deverá fazer a operação em meados de fevereiro. Para fontes, a privatização da Sabesp, realizada em 2024, foi um chamariz importante de investidores, principalmente estrangeiros, ao mercado brasileiro de água e esgoto. Como a oferta de ações foi muito menor do que a demanda, hoje empresas do setor dizem que há um “rescaldo” de interessados olhando outros ativos, o que poderá beneficiar IPOs na área.

Fonte: Valor


Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »