saneamento basico
Assembleia Cemig Privatização Copasa

Copasa anuncia ampliação e modernização de estação de tratamento de esgoto em Belo Horizonte/MG

Copasa Tratamento Esgoto

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) anunciou a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Onça, em Belo Horizonte.

O lançamento do edital ocorreu em cerimônia realizada na segunda-feira (23/6), com a presença do vice-governador Mateus Simões.

O investimento, estimado em R$ 1 bilhão, promete transformar a unidade na mais moderna do país, ampliar a capacidade de tratamento e melhorar a qualidade das águas do ribeirão do Onça e do rio das Velhas.

Segundo a Copasa, a estimativa é que as obras tenham início ainda este ano, com previsão de conclusão para o final de 2028. Mesmo durante a ampliação, a estação de tratamento continuará funcionando. Atualmente, a empresa tem capacidade para tratar 1,8 mil litros de esgoto por segundo; com a ampliação, serão 2,7 mil litros por segundo.

Copasa Tratamento Esgoto

Com a modernização, haverá o tratamento terciário, uma etapa avançada que remove nutrientes como nitrogênio e fósforo, além da desinfecção por ultravioleta. Com isso, a empresa promete melhorar a qualidade da água no ribeirão do Onça e no rio das Velhas.

Ainda segundo a Copasa, as intervenções devem gerar cerca de 1,2 mil empregos diretos e indiretos, incluir unidades de tratamento de odor para minimizar incômodos à vizinhança e prever o reúso do esgoto tratado na própria estação, com possibilidade de ampliação para outros fins, como usos urbanos e industriais.

Fonte: EM.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »