saneamento basico
Empresa de Água e Esgoto Imperatriz

Prefeitura lança edital para contratar nova empresa que fornecerá água e esgoto em Imperatriz/MA

Empresa de Água e Esgoto Imperatriz

Por Willamy Figueira

Os dias da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), estão contados para que ela deixe de ser a fornecedora do abastecimento de água e esgoto em Imperatriz, já que a Comissão Permanente de Licitação (CPL) da prefeitura de Imperatriz acabou de divulgar no Diário Oficial Eletrônico do Município o aviso de abertura de licitação de nº 009/2023, para a contratação de uma nova empresa que fornecerá nos próximos anos, os serviços de água e esgoto na cidade.

Segundo a prefeitura o edital de licitação passou a vigorar no dia (26) e a abertura dos envelopes das empresas participantes acontecerá no dia 14 de novembro, pela manhã na sede da CPL.

A empresa vencedora fornecerá nos próximos 20 anos o serviço de água e esgoto que é tão precário, explorado pela Caema por mais de 50 anos em Imperatriz.

LEIA TAMBÉM: Por que acelerar a universalização do saneamento é vital para São Paulo

A empresa que ganhará a concessão da prefeitura pela menor tarifa a ser cobrada dos consumidores, terá que desembolsar para a prefeitura cerca de R$ 30 milhões paga em duas vezes ao município e terá que atender uma série de requisitos, normas técnicas e obrigações como investimentos de R$ 780 milhões em rede de distribuição de água em bairros que sofrem com a falta d’água e também na ampliação da rede de esgoto da cidade que não chega nem a 25% da população nos bairros da cidade.

Ao que tudo que indica, a Caema tentará mais uma vez barrar para que a prefeitura não dê continuidade na contratação da nova empresa, já que ela não quer “largar o osso” e trava uma batalha judicial com a prefeitura para quebra contratual em ela e o município não ocorra.

Fonte: JI.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »