saneamento basico
cidades-tratamento-esgoto

Saneamento: 4 a cada 10 municípios do Paraná não têm rede de coleta de esgoto

Imagem Ilustrativa

No Paraná, 152 dos 399 municípios – ou seja, 38% do total – não têm rede de coleta de esgoto e apelam a soluções alternativas. O levantamento faz parte de um diagnóstico da área publicado no mês de agosto pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Entre as regiões com mais municípios sem esgotamento no Paraná, destacam-se o Norte, Noroeste e Centro do estado.

Porém, mesmo em municípios muito próximos à capital paranaense – que tem excelentes níveis de esgotamento público -, como Adrianópolis, Piên, Rio Branco do Sul e Tijucas do Sul, a rede de coleta de esgoto é inexistente.

Paraná melhora índice e ocupa terceiro lugar

Quando visto o todo, o Paraná se encontra em uma boa posição no Brasil, tendo saído em 2019 do grupo de estados com índice médio de atendimento urbano com rede coletora de esgoto na faixa dos 70% para, em 2020, período da pesquisa, entrar no índice entre 80% a 90%. Os últimos dados foram informados pelos prestadores de serviço ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Segundo o MDR, não há um parâmetro de esgotamento mínimo estabelecido que uma cidade deveria apresentar, “uma vez que o ideal seria de 100% de cobertura do serviço”, cita o órgão em consulta feita pela Gazeta do Povo. Porém, o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) estipula como meta para 2033 um índice de cerca de 90% de cobertura.

Apenas os estados de São Paulo e o Distrito Federal já superam esse índice em relação ao atendimento urbano por rede de esgoto, com 93% e 91%, respectivamente. Na faixa em que está o Paraná, com 84%, estão ainda Minas Gerais e Roraima. Os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso e Goiás variam nos percentuais de 60% a 70%.

Em relação aos estados da Região Sul, o Paraná lidera muito à frente, visto que Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm índices entre 20% e 40%. O baixo esgotamento dos vizinhos do estado coloca a região em um índice total de 47%, número que sobe para 54% para as áreas urbanas.


LEIA TAMBÉM: Marco Legal do Saneamento Básico abriu as portas para uma revolução no Brasil

Curitiba lidera entre capitais

Entre as capitais brasileiras, Curitiba lidera com 99,9% do atendimento urbano de esgoto, sendo a mais bem posicionada no índice, ficando à frente de São Paulo 97%, Belo Horizonte 94%, Goiânia 93% e Porto Alegre 91%. A “vizinha” Florianópolis tem um índice de 67,9%.

Fonte: Gazeta do Povo.

Últimas Notícias: