saneamento basico
Avanços do Novo Marco Legal do Saneamento

Municípios têm até 31 de março para aderir à regionalização do saneamento básico

Regionalização do Saneamento Básico

Os municípios de Mato Grosso do Sul têm até o dia 31 de março para aderir à regionalização do saneamento, determinada pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

Pelo menos cinco municípios já formalizaram a adesão  —  Aquidauana, Aral Moreira, Douradina, Nova Alvorada do Sul, Tacuru e Maracaju.

A Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), vinculada ao Governo do Estado, ficou incumbida de orientar e auxiliar os municípios quanto aos procedimentos para adesão ao novo modelo de regionalização do saneamento, que visa acelerar a universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário no País.

De acordo com a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), o setor de fornecimento de água tratada já é universalizado no Estado enquanto que o esgotamento sanitário conta com 60% da área de cobertura nas localidades operadas pela estatal.

LEIA TAMBÉM: Concorrência Pública para a concessão de serviços de água e esgoto em Olímpia

A lei (nº 5.989) que prevê a criação das unidades regionais do saneamento foi sancionada em 15 de dezembro de 2022 pelo então governador Reinaldo Azambuja.

De acordo com a lei em vigor, a primeira das unidades regionais conta com 66 municípios e a outra com 13 cidades.

A ideia é que os municípios atendidos pela Sanesul e os que compreendem as SAAEs (Sistema Autônomo de Água e Esgoto) – Bandeirantes, Bela Vista, Cassilândia, Corguinho, Costa Rica, Glória de Dourados, Jaraguari, Paraíso das Águas, Rochedo e São Gabriel do Oeste –, e mais Campo Grande, integrem as duas unidades regionais.

A Sanesul é concessionária dos serviços públicos de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário em 68 municípios do Estado.

Apesar de a adesão ser facultativa, sem a ela o município não terá acesso a recursos federais de investimentos no setor.

ADESÃO

A regionalização é uma das principais estratégias nacionais para garantir a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil até 2033, com objetivo de unir municípios em grupos para que juntos possam pensar em soluções para o setor, ter ganhos de escala e viabilidade técnica e econômico-financeira na prestação dos serviços em futuros contratos que podem ser prestados de forma regionalizada.

A Agems participou da construção da proposta em nível estadual, junto com o Escritório de Parcerias Estratégicas e a Consultoria Legislativa, e apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional, responsável nacionalmente pela modelagem.

A Agência tomou a iniciativa de disponibilizar para as prefeituras um modelo de declaração de adesão e orientações para quem ainda tiver dúvidas.

A Agência enviou comunicação para todos os prefeitos, informando e colocando a autarquia à disposição para auxiliar nesse compromisso, inclusive disponibilizou também o modelo da Declaração – Manifestação de Adesão a ser assinada pelos gestores públicos.

Fonte: Enfoque MS

Últimas Notícias:

Programa Nacional do Metano Zero é incluído no Plano Nacional de Transição Energética, do Governo Federal

Brasília, 27 de maio de 2026 – O Programa Nacional do Metano Zero (MetanoZero), atualmente em tramitação no Senado Federal sob o Projeto de Lei (PL) nº 3.311/2025, passou a integrar oficialmente o Plano Nacional de Transição Energética (PLANTE). O programa do governo federal foi criado para coordenar a transição do Brasil rumo a uma matriz energética mais limpa, sustentável e de baixa emissão de carbono.

Leia mais »
Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) informou nesta 4ª feira (27.mai.2026) que fará mudanças nas condições da sua oferta pública secundária de ações. A medida afeta diretamente o processo de desestatização da companhia e exigirá a publicação de uma nova lâmina da oferta, além da atualização do cronograma da operação.

Leia mais »