saneamento basico
Rio Branco Plano Saneamento

Rio Branco/AC é recomendada a revisar plano de saneamento e cumprir metas até 2033

Rio Branco Plano Saneamento

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Especializada de Habitação e Urbanismo, recomendou formalmente à Prefeitura de Rio Branco a revisão imediata do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), aprovado no ano passado, para que o município se adeque ao Marco Legal do Saneamento.

A recomendação foi publicada na edição do Diário Eletrônico do MPAC da terça-feira (10).

No documento, o promotor de Justiça Luis Henrique Corrêa afirma que o plano municipal não estabelece metas e prazos compatíveis com a legislação federal, como determina a Lei nº 11.445/2007, alterada pela Lei nº 14.026/2020.

A legislação nacional exige que os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário estejam universalizados até 31 de dezembro de 2033, o que significa, respectivamente, 99% de cobertura com água potável e 90% com esgotamento sanitário.

O MP apontou que o plano da prefeitura fixa metas para o ano de 2042, sem apresentar justificativas técnicas para o descumprimento do prazo nacional. Além disso, não há cronograma detalhado, nem metas quantificadas para os quatro eixos do saneamento básico. Abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de águas pluviais.

Rio Branco Plano Saneamento

A recomendação prevê que, caso o município julgue impossível cumprir as metas até 2033, deve, em até 90 dias, apresentar estudos técnicos que justifiquem a prorrogação do prazo até, no máximo, 1º de janeiro de 2040, conforme admite a regulação federal. Esses estudos devem passar pela análise e anuência da entidade reguladora.

Outro ponto abordado é a necessidade de regulamentar o funcionamento do Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB). Embora os membros do conselho já tenham sido nomeados por decreto em 2024. Ainda não foi elaborado o regimento interno do órgão, como prevê a própria legislação municipal (Lei Complementar nº 253/2023).

O Ministério Público estabeleceu prazo de 30 dias úteis para que a Prefeitura de Rio Branco informe se pretende atender à recomendação. Mas com a entrega de relatório contendo as providências que serão adotadas para a revisão do plano e a regulamentação do CMSB.

Fonte: AC.

Últimas Notícias:
Fenasan 2025 Encontro Universidades

Fenasan 2025: Especialistas dos EUA, Alemanha, França e Portugal trazem experiências inovadoras em saneamento para o Encontro das Universidades

Maior evento de saneamento ambiental das Américas, o Encontro Técnico AESabesp/Fenasan é promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN). Nesta edição, tem como tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.  

Leia mais »
AST Invisibilidade Chorume

A invisibilidade do chorume

Diariamente, um adversário insidioso e muitas vezes ignorado emerge silenciosamente de nossos resíduos, tecendo uma rede de contaminação que ameaça rios, lagos, aquíferos e até a água que chega às nossas casas.

Leia mais »