Imagem Ilustrativa
A preservação ambiental é um dos pilares essenciais para um planeta mais sustentável. A SANASA, empresa de referência, objetivando a universalização do saneamento e adotando a prática de saneamento sustentável, reconhece a importância deste item e realiza com excelência a coleta, o afastamento e o tratamento dos esgotos gerados pela população.
As Estações Produtoras de Água de Reúso da SANASA tratam a água com 99,71% de eficiência
Para tanto, passou a adotar no tratamento dos esgotos domésticos plantas operacionais de última geração super modernas, reconhecidas mundialmente, denominadas EPAR – Estação Produtora de Água de Reúso, proveniente do esgoto.
As EPARs tratam o esgoto pelo sistema terciário, utilizando uma tecnologia muito avançada de polimento final para águas residuais, que utiliza membranas capilares ultrafiltrantes, com porosidade de 0,04 micras, milhares de vezes menor que o diâmetro do fio de cabelo humano, constituindo uma barreira física capaz de remover matérias orgânicas, sólidos, metais pesados, compostos, vírus, bactérias e nutrientes.
Atualmente, a SANASA possui duas destas plantas. A EPAR Capivari II, em operação desde 2011, com capacidade de tratamento de 360 litros por segundo e eficiência de 99,71%. Já a EPAR Boa Vista, em regime de pré-operação desde setembro/22, tem capacidade de tratamento de 180 Litros por segundo.
LEIA TAMBÉM: Sanasa planeja debêntures e expansão
SANASA
Esta tecnologia de tratamento terciário por meio de membranas capilares ultrafiltrantes possibilita um efluente final com excelente qualidade, que pode ser aproveitado como água de reúso para diversos fins, como: irrigação de jardins, na limpeza urbana, nas indústrias, combate a incêndio, entre outros.
No futuro, parte das águas de reúso produzidas pelas EPARs será destinada ao uso das indústrias e a outra parte retornará aos córregos e rios para aumentar o volume de água bruta disponível para a captação das cidades vizinhas e beneficiar o uso às comunidades ribeirinhas e à biota.
Fonte: G1.