saneamento basico

Em 2013, 22% do total da energia mundial foi de fonte renovável

Toronto – A energia gerada por fontes renováveis no mundo todo cresceu 8,3% em 2013 até chegar a 22% da produção total e a utilização desse setor aumentou 14%, segundo um relatório da organização Renewable Energy Policy Network for the 21st Century (REN21) divulgado nesta terça-feira.

O relatório assinala que em 2013, o mundo desenvolveu a capacidade recorde de geração de energia de fontes renováveis de 1.560 gigawatts, por isso que, na atualidade, 22% da produção energética do mundo vêm de fontes renováveis. O documento também destaca que o número de economias emergentes com políticas de apoio à expansão de energias renováveis se multiplicou por seis nos últimos oito anos.

Segundo a REN21, atualmente, 95 países em desenvolvimento têm políticas e objetivos de produção de energias renováveis, o que representa a maioria dos 144 países do mundo que trabalham no setor.

A REN21 destacou que na atualidade são as políticas desses países em desenvolvimento que estão permitindo a geração de energia de fontes renováveis siga aumentando, o que contrasta “com reduções de apoio retroativo em alguns países europeus e nos Estados Unidos”.

Os dados do relatório da REN21 assinalam que a energia hidrelétrica aumentou 4% em 2013 até alcançar mil gigawatts, enquanto outras energias renováveis cresceram quase 17%, até 560 gigawatts.

Em 2013, pela primeira vez, foi acrescentada mais capacidade de geração de energia solar do que eólica apesar de uma redução de quase 22% nos investimentos mundiais na primeira fonte de energia com relação aos números de 2012.
De fato, o mercado de energia solar teve um ano recorde em capacidade de geração ao acrescentar 38 gigawatts de capacidade para alcançar os 138 gigawatts.

Brasil, China, Estados Unidos, Canadá e Alemanha foram os principais países em capacidade total instalada de energia renovável. No caso da China, pela primeira vez, a capacidade de energias renováveis ultrapassou a de novos combustíveis fósseis e a energia nuclear.

Já Uruguai e Costa Rica se situaram entre os principais países em investimentos em novas energias renováveis com relação a seu Produto Interno Bruto (PIB) anual.

Fonte: Yahoo Notícias
Veja mais: https://br.noticias.yahoo.com/2013-22-total-energia-mundial-foi-fonte-renov%C3%A1vel-143012625–finance.html

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »