Evento que acontece na segunda-feira, 17 de setembro, vai reunir soluções viáveis para limpeza e revitalização do rio; candidatos a governador, Sabesp além dos atuais Prefeito e Governador de São Paulo foram convidados para apresentar suas propostas
Um ano após iniciar as atividades de cobrança às entidades responsáveis e provocar a população a questionar a atual situação do Rio Pinheiros, o movimento #VoltaPinheiros, encabeçado pelo publicitário Marcelo Reis, promove na próxima segunda-feira, 17 de setembro, a partir das 17h, no auditório do KidZania, no Shopping Eldorado, o evento Despoluição do Rio Pinheiros: que rio vamos deixar para nossos filhos ? Na oportunidade, especialistas, ONG’s e representantes de empresas privadas vão apresentar soluções e técnicas de limpeza da água do rio, revitalização das margens entre outros assuntos.
“Desde o início do projeto estamos pedindo que as autoridades responsáveis se reúnam a fim de criar um projeto sério que comece a guiar o trabalho de revitalização, cuidado e limpeza do Rio Pinheiros. Apesar de reuniões, ações de guerrilha e promessas, nada aconteceu. Por isso, juntamos especialistas e empresas privadas que já nos provaram que é possível limpar o rio para apresentar essas informações aos cidadãos”, explica Marcelo Reis. Ao final da reunião, todos os projetos serão unificados em um dossiê que será entregue à Sabesp, Prefeitura e Governo do Estado – as instâncias responsáveis pelo rio.
A programação do evento trará à tona a discussão de porque o rio ainda não foi limpo, como engajar a sociedade, iniciativas que já tentaram algum movimento, o papel da educação, o papel do estado, o que o rio limpo pode proporcionar para a cidade, exemplos de sucesso ao redor do mundo, entre outros.
Para o evento, autoridades ligadas diretamente à limpeza do rio foram convidadas, como Márcio França, Governador de São Paulo; Karla Bertocco, presidente da Sabesp; Bruno Covas, prefeito de São Paulo; Eduardo Trani, Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo; além dos principais candidatos ao Governo de São Paulo.
Palestrantes
Dr. Lafayette Sobrinho – o advogado vai apresentar a petição para transformação do Rio Pinheiros em ente de direitos;
Fabio Toreta – empreendedor social, voluntário do movimento Awaken Love e Cofundador da Dharma Academy abordará como podemos despertar o amor pelo Rio Pinheiros.
Lilian Hengleng – representante Phytorestore, falará sobre a importância do estudo científico para restauração de rios;
Fernando de Barros Pereira – o Diretor Comercial da General Waters trará soluções para despoluição;
Demetrios Christofidis, Doutor em Gestão de Águas da Universidade de Brasília – Centro de Desenvolvimento Sustentável. Pós-doutorando em Água, Ambiente e Saúde – Fiocruz – ENSP que falará sobre o tema: Do rio que não vejo ao rio que admiro.
Malu Ribeiro – coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica; Saneamento ambiental da bacia hidrográfica dos Rios Pinheiros e Tietê.
Renata Rozendo Maranhão – diretora do departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; que discorrerá sobre o tema: “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”.
O debate acontece no auditório do KidZania, cidade infantil que fica no Shopping Eldorado, fazendo uma alusão ao futuro rio que deixaremos para essa geração.
Serviço
Despoluição do Rio Pinheiros: que rio vamos deixar para nossos filhos?,
Data – 17.09.2018
Horário – 17h
Local– Auditório do KidZania ( Shopping Eldorado ) – Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo – SP
Transmissão ao vivo: www.vejasp.com.br
Sobre o Movimento #VoltaPinheiros
Criado em setembro de 2017 por Marcelo Reis, copresidente de uma agência de propaganda, e liderado por um grupo de publicitários, o movimento nasceu da indignação pelo descaso com o Rio Pinheiros. O objetivo é instaurar uma onda de engajamento para tirar o rio do esgoto do esquecimento, colocá-lo de volta no centro das atenções e convidar sociedade civil, empresas, organizações não-governamentais e órgãos responsáveis para que se sentem, como parceiros coautores, a fim de que elaborem e implantem um projeto que devolva um rio saudável aos paulistanos. Atualmente, o movimento conta com o apoio de Stela Goldenstein, Marina Klink, Limpa Brasil, Arq.Futuro e Fórum das Américas.