saneamento basico

Notícias

As principais notícias sobre Saneamento Básico. Atualizado diariamente.

RJ: Águas de Paraty inicia obras de estações de tratamento de água

A concessionária Águas de Paraty deu início às obras das estações de tratamento de água (ETAs) dos bairros Corisquinho e Pedra Branca, no dia 1º de setembro. A estação de Pedra Branca terá mil metros quadrados de área construída, e capacidade de produção de cinco milhões de litros por dia, podendo chegar a oito milhões de litros, um aumento de 60%, de acordo com a demanda populacional.

Continuar lendo »

Estudo mostra eficiência de sistemas privados de saneamento e abre debate sobre concessão

RIO – Antes de contar com redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto, o vigia Mario Eugenio Lopes, de 74 anos, morador de Jurujuba, em Niterói, nem olhava o valor da conta da Cedae: simplesmente a rasgava. Há pelo menos cinco anos, com o saneamento enfim implantado, ele diz fazer questão de pagar regularmente a tarifa a uma concessionária. A oito quilômetros dali, no bairro do Rocha, em São Gonçalo, a situação é outra. A pastora Maria Ivani de Sá move um processo contra a Cedae desde 2000 — sua igreja não tem rede de esgoto, mas as contas chegam religiosamente em dia.

Continuar lendo »

SC: Vereadores decidem denunciar Conasa ao MP

A companhia Águas de Itapema, que mudou o nome para Conasa, e é responsável pelos serviços de abastecimento de água e saneamento da city, vai ser denunciada ao ministério Público pelos vereadores. A denúncia do vereador Magnus Guimarães (PDT) foi aprovada por unanimidade.

Continuar lendo »

Marabá: Água tratada: está na hora de mudar?

Desde que o prefeito João Salame anunciou que não renovará automaticamente a concessão do serviço de água e esgoto de Marabá com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), foi criado o maior bafafá em cima disso. Salame foi acusado até de tentar “privatizar a Cosanpa”, como se isso fosse possível.

Continuar lendo »

Liminar determina abastecimento regular e contínuo de água potável em Pará de Minas

O município de Pará de Minas, no Centro-Oeste do estado, e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) estão obrigados a garantir o abastecimento regular e contínuo de água potável para os moradores, conforme decisão liminar da Justiça. A decisão vai ao encontro dos pedidos feitos pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em Ação Civil Pública (ACP) proposta em junho deste ano. O descumprimento gera multa diária de R$ 10 mil.

Continuar lendo »

GO: Saneago pode perder concessão em Minaçu

O município de Minaçu era para estar com 100% da cidade atendida por redes de coleta e tratamento de esgoto. No entanto, um acordo feito com a prefeitura não vem sendo cumprido pela Saneago, o que poderá, inclusive, impedir a renovação da concessão da exploração dos serviços no município.

Continuar lendo »

Com Utilitas, Cagece visa aumentar negócios

Com receitas em queda, despesas em alta e recursos para investimentos cada vez mais escassos, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai a campo para prospectar novos negócios que permitam “irrigar” o caixa e agregar novas tecnologias. Em parceria com a Veolia (VWS Brasil) e a cearense PB Construções, a Cagece constituiu em dezembro de 2013, a Empresa de Utilidades Industriais do Pecém (Utilitas Pecém)

Continuar lendo »

Armando faz críticas ao sistema da Compesa em Petrolina

O candidato ao governo do Estado Armando Monteiro (PTB) já está em Petrolina, onde realizará, na tarde desta quinta-feira (4), comício ao lado do ex-presidente Lula. Acompanhado dos candidatos a vice, Paulo Rubem (PDT), ) e ao Senado, João Paulo (PT) e do prefeito Julio Lóssio (PMDB), Armando foi recepcionado por centenas de pessoas no Aeroporto Senador Nilo Coelho.

Continuar lendo »

Cedae lança editais para programa de aumento da oferta de água na Baixada Fluminense

A CEDAE lançou nesta quinta-feira (04/09), na sede da companhia, na Avenida Presidente Vargas, 2.655, Cidade Nova, 19 editais de licitação integralmente voltados para o programa de aumento da oferta de água na Baixada Fluminense. Nestes primeiros editais, orçados em R$ 1,1 bilhão, serão contempladas obras como a construção de reservatórios, implantação de redes e instalação de boosters (bomba para aumentar a pressão na rede) e elevatórias.

Continuar lendo »