saneamento basico

Notícias

As principais notícias sobre Saneamento Básico. Atualizado diariamente.

Ação humana é ameaça real à represa de Alagados

Um dos principais mananciais de abastecimento do município de Ponta Grossa, a represa de Alagados mostra sinais de esgotamento e pede ‘socorro’. A capacidade de armazenamento de água da represa diminuiu ao longo dos últimos anos e o nível do reservatório está abaixo do normal. Em contrapartida, a população ponta-grossense e o consumo de água e energia elétrica aumentaram significativamente.

Continuar lendo »

Aneel destaca preços dos submercados Sudeste e Sul

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgou o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) da segunda semana de maio, válido de 3 a 9 de maio. O preço médio foi fixado em R$ 796,07/MWh para os submercados Sudeste e Sul, R$ 697,82 para o Nordeste e R$ 226,71/MWh para o Norte.

Continuar lendo »

Dilma vai anunciar investimentos de R$ 140 milhões para 53 cidades da Paraíba nesta semana, afirma Vital

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse neste domingo (04) que a Presidente Dilma Rousseff (PT) deverá anunciar nesta terça-feira (06) uma lista com 53 cidades paraibanas que serão beneficiadas com recursos que chegarão a R$ 140 milhões, fruto de ações da segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC II, através da Fundação Nacional da Saúde – Funasa.

Continuar lendo »

Aterro de Sabará vai receber lixo de 44 cidades

Para solucionar o problema dos lixões na região metropolitana de Belo Horizonte, os resíduos sólidos produzidos por 44 cidades serão enviados para o aterro sanitário de Sabará, que já recebe 3.000 toneladas de lixo da capital. Há pouco mais de um mês, foi homologada a licitação para dar inicio aos trabalhos do Consórcio Metropolitano de Tratamento de Resíduos (CMTR). Mas o contrato ainda não foi assinado devido à mudança de governador.

Continuar lendo »

(PB) Cagepa investe R$9,5 milhões em sistema de abastecimento de água

As populações de oito municípios do Brejo e Curimataú – cerca de 100 mil pessoas – vão ser beneficiadas com o reforço na oferta de água potável após a construção do sistema de abastecimento d’água Jandaia. A obra de R$ 9,5 milhões foi autorizada neste sábado (3) pelo Governo do Estado, com a assinatura da ordem de serviços em solenidades realizadas nos municípios de Dona Inês e Cacimba de Dentro na tarde e noite deste sábado (3), respectivamente.

Continuar lendo »

Volume do Sistema Cantareira chega a 10,1%

O problema do abastecimento de água em São Paulo continua a se agravar. O nível do sistema Cantareira, principal reservatório a abastecer a Região Metropolitana, caiu de 10,3% para 10,1% entre o sábado (3) e este domingo (4). No mesmo período do ano passado, o nível acumulado era de 62,4%. Outros sistemas que abastecem a região, como o do Alto Tietê e Guarapiranga também registraram queda.

Continuar lendo »

RS: AGER disponibiliza normativa de serviços da Corsan para aprovação popular

Está disponível no site da Prefeitura de Erechim (www.pmerechim.rs.gov.br, menu Cidadão) a nova normativa dos indicadores de desempenho dos serviços de saneamento prestados pela Corsan. O documento, disponibilizado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Erechim (AGER), poderá ser acessado para consulta por 30 dias, podendo receber críticas e sugestões por parte dos usuários, prestadores de serviços e demais interessados.

Continuar lendo »

Uberlândia sedia evento sobre saneamento com oficinas e palestras nos próximos dias

Uberlândia sedia, entre hoje e a próxima sexta-feira (9), a 44ª Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), que debate o tema “Assemae 30 Anos: pela sustentabilidade dos serviços de saneamento básico” por meio de seminários, mesas-redondas, oficinas e palestras com especialistas do Brasil e da América Latina. O evento acontecerá no Center Convention.

Continuar lendo »

Funcionários da CAB Cuiabá entram em greve

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que pelo menos metade dos trabalhadores da CAB Cuiabá, em greve desde o início desta sexta-feira (2), se mantenha nos postos de trabalho considerados essenciais. A decisão, proferida pelo desembargador Edson Bueno de Souza, considera essencial atividades relacionadas aos reservatórios, boosters, estações elevatórias, de tratamento de água e de esgoto.

Continuar lendo »

2 pesos , 2 medidas: Interior do Estado está fora da multa da Sabesp

Os moradores das 11 cidades fora da Grande São Paulo que serão incluídas a partir deste mês no plano de bônus da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) não serão multados, caso aumentem o consumo de água, segundo a concessionária. No entanto, quem economizar passará a receber um bônus se economizarem água. Quem reduzir o consumo em 20% ganhará 30% de desconto no valor total da conta.

Continuar lendo »

SP: governo anuncia investimento de 18,4 mi em duas represas

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira o repasse de R$ 18,4 milhões, através do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), para a realização de estudos de impacto ambiental, para duas novas represas, na Bacia dos rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari (PCJ), para os reservatório de Pedreira, no rio Jaguari e Duas Pontes, em Amparo. O trabalho deve durar um ano e meio.

Continuar lendo »