Notícias
As principais notícias sobre Saneamento Básico. Atualizado diariamente.
Diagnóstico da situação dos PMSB e da Regulação dos Serviços nas 100 maiores cidades brasileiras
Após um longo período de baixos investimentos em esgotamento sanitário, o Brasil acumulou um déficit histórico na mais básica das infraestruturas. Hoje, mais de 36 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável, menos da metade dos brasileiros possuem acesso à coleta de esgotos e somente 38% dos esgotos do país são tratados.
Impacto da universalização do saneamento básico
O cenário do saneamento básico – oferta de água limpa com coleta e tratamento de esgoto – no Brasil é de uma discrepância inaceitável. Sétima maior economia do planeta, o país ocupa a 112ª posição num ranking entre 200 nações avaliadas no Índice de Desenvolvimento do Saneamento.
Obras voltam a afetar abastecimento de água em Londrina e Cambé
A Sanepar comunica que, neste domingo (4), será realizada mais uma das etapas da obra de ampliação do Sistema Tibagi, o que irá afetar, novamente, o abastecimento de água em bairros das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste de Londrina e de toda a cidade de Cambé. A paralisação da produção é necessária para que seja feita a interligação das obras já concluídas ao sistema existente. O serviço terá início às 7 horas e será concluído por volta das 13 horas. A normalização do abastecimento está prevista para o início da madrugada da segunda-feira (5).
Sabesp deverá tirar menos água do Sistema Cantareira
A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) definem nesta quarta-feira, 30, a nova vazão média de água que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) poderá retirar do Sistema Cantareira no mês de maio, quando deve ter início a captação do chamado “volume morto” – reserva profunda – do manancial.
Mesmo com reservatórios mais baixos, governo nega racionar
Apesar dos baixos níveis de reservatórios das hidrelétricas brasileiras e da economia voluntária feita pelos consumidores, o governo federal continua descartando o racionamento de energia. O secretário de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, disse que o estoque é suficiente para passar pelo período de seca e chegar até as próximas chuvas.
NE tem mais segurança hídrica que estados ricos, diz Dilma
Em uma crítica velada ao governo tucano de São Paulo, a presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira, 29, que o Nordeste tem mais obra de segurança hídrica do que alguns “estados mais ricos da Federação”.
Telhado do prédio da Gazeta vira oásis natural em meio à Av. Paulista
A vegetação nativa de São Paulo volta a ter espaço na Avenida Paulista. O local escolhido para dar um tom verde em meio ao concreto da região foi o topo do tradicional prédio da Gazeta, que recebeu um enorme telhado orgânico. Se antes o edifício era famoso pela importância arquitetônica e cultural, agora ele ganha também extremo valor ambiental.
Reservatórios tem menor nível desde 2001 em período chuvoso
Brasília – O nível dos reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste chegou ao fim do período chuvoso menor do que o esperado pelo governo.
Sanepar apresenta proposta de consórcios de resíduos a prefeitos do Vale do Ivaí
A Sanepar apresentou, aos 26 prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI), reunidos em Ivaiporã, uma proposta de gerenciamento de resíduos sólidos. Foto: Divulgação A Sanepar apresentou aos 26 prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), reunidos em Ivaiporã, uma proposta de gerenciamento de resíduos sólidos. A proposta prevê a formação de dois consórcios, um na região de Apucarana e outro na região de Ivaiporã.
Governo estuda reduzir vazão de água em hidrelétricas
São Paulo – O governo federal estuda reduzir a vazão de água (que passa pelas turbinas) em algumas hidrelétricas do País para preservar o nível dos reservatórios até o fim do período seco, em novembro.
Situação do maior reservatório de água de São Paulo está ainda pior
É crítica a situação do maior reservatório de água de São Paulo. Nesta terça-feira (29) mais uma vez bateu recorde negativo. O Sistema Cantareira é responsável por 47% do abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, a maior do país. Atende quase dez milhões de moradores de 13 cidades.
Aneel faz leilão de energia para socorrer distribuidoras
Brasília – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) faz hoje (30) um leilão para que as distribuidoras possam comprar energia que já está sendo gerada por hidrelétricas e termelétricas.
Obras de R$ 10 milhões para tratar esgoto em Águas vão sofrer atraso
As obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Águas de São Pedro (SP), das unidades de bombeamento e de outros equipamentos da rede estão atrasadas e não serão entregues em julho deste ano, que era a previsão inicial da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), concessionária responsável pelo sistema no município desde 1980. O gasto previsto é de R$ 10 milhões. Atualmente, todo o esgoto produzido na cidade é despejado in natura no meio ambiente.
Protótipo de energia solar para propriedades rurais será apresentado na Agrotins 2014
A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2014 é uma vitrine de inovações tecnológicas para o setor agropecuário e apresentará seu potencial nesta próxima edição, marcada para os dias 6 e 10 de maio. A Diretoria de Agronergia e Florestas Plantadas da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), por exemplo, mostrará aos visitantes um protótipo de energia solar para uso em residência rural e bomba d’água apropriada para comunidades rurais. A Feira com o slogan ‘Agrotins 2014: A Força do Conhecimento’, será realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.
ONS nega necessidade de reduzir consumo de energia no país
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, disse nesta terça-feira (29) que estudos feitos pelo órgão não indicam necessidade de corte no consumo de energia em 2014 para evitar o agravamento da situação nos reservatórios das principais hidrelétricas do país – e a necessidade de um racionamento em 2015.
Cetesb dá 30 dias para Semae sanar esgoto em afluentes do Rio Tietê
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deu um prazo de 30 dias para o Serviço de Águas e Esgotos de Mogi das Cruzes (Semae) implantar um sistema de coleta e transporte para todo o esgoto urbano do município lançado nos afluentes do Rio Tietê. Além disso, o Semae deve providenciar o tratamento dos resíduos. A decisão foi tomada por causa do lançamento de esgoto na nascente do córrego afluente do Ribeirão Oropó, no Parque Residencial Morumbi. O Semae foi informado das sanções na segunda-feira (28) e informou que vai recorrer.
Saneamento traz saúde, produtividade e renda
O que saneamento básico tem a ver com o Dia do Trabalho? Tudo. A ocorrência de doenças infecciosas ocasionadas pelas más condições de saneamento e esgotamento sanitário está entre as principais causas de faltas no trabalho e baixa produtividade do trabalhador. Desde 2002, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera este um dos dez principais fatores de graves consequências para o ser humano. E isso não é à toa.
Denúncia da PF contra Sanepar depende de análise do MPF
O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou 39 diretores, gerentes e conselheiros da Sanepar pelo tratamento irregular de esgoto ainda depende de análise do Ministério Público Federal (MPF) para ser transformado ou não em denúncia à Justiça Federal.
São Gabriel Saneamento comemora satisfação de quase 80% dos clientes
A São Gabriel Saneamento, concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade de São Gabriel – RS, as vésperas de completar 2 anos de concessão (dia 09 de maio), comemora o resultado da pesquisa que avaliou os serviços prestados pela empresa: 77,8% dos clientes estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a SGS. O resultado foi apresentado na última semana de abril.
SC: CASAN terá que apresentar plano de melhoria para Concórdia
Concórdia – A Casan terá que apresentar até o dia 30 de maio aos Ministérios Públicos Estadual e Federal e ao Município de Concórdia e à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) um planejamento contendo medidas de curto prazo, que serão efetivadas e concluídas pela estatal no prazo máximo de um ano visando minimizar os problemas de abastecimento de água em Concórdia.
Governador e presidente da Casan assinam ordem de serviço para construção de novas adutoras na Grande Florianópolis
O governador Raimundo Colombo e o presidente da Casan, Valter Gallina, assinaram na tarde desta quinta-feira, 24, a ordem de serviço para a construção de duas novas adutoras que reforçarão o sistema de abastecimento de água na região da Grande Florianópolis.
Empréstimo de R$ 11,2 bilhões da CCEE é desonerado de IOF
Brasília – O empréstimo de 11,2 bilhões de reais contratado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para ajudar financeiramente as distribuidoras de energia foi desonerado do recolhimento do IOF, conforme decreto publicado nesta segunda-feira, resultando em uma renúncia fiscal de cerca de 210,6 milhões de reais.
Presidenta participa de cerimônia para semiárido em Feira de Santana (BA)
Governo federal deve anunciar ações focadas na agricultura familiar e em produtores de baixa renda com objetivo de minimizar efeitos da estiagem na região
Aneel aprova reajuste tarifário da Celpe em 17,69%
Os consumidores residenciais atendidos pela Celpe terão reajuste nas tarifas de energia elétrica de 17,69% a partir desta terça-feira (29/04). Já para os consumidores industriais, a elevação será de 17,86%. Os percentuais foram aprovados pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta segunda-feira (28/04).