saneamento basico
Concessão Cedae

Zona Norte de Osasco/SP tem rede coletora de esgoto ampliada

Em breve, novas residências da zona Norte de Osasco contarão com rede de captação de esgoto.

A ampliação do sistema, solicitada pelo prefeito Rogério Lins e comandada pela Sabesp, já está em curso na Avenida Presidente Médici e beneficiará os bairros Parque Bandeirantes, Parque Industrial Mazzei e Jardim Mutinga. As obras são fundamentais para a coleta e tratamento de esgoto naquela região da cidade.

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado, estão previstos mais de R$ 500 milhões em investimentos para ampliação e melhorias no esgotamento sanitário de Osasco. Ainda segundo a empresa, o município conta hoje com 847 Km de redes coletoras de esgoto.

Em 2020 já foram assentados 10,6 Km, sendo 7,6 Km na zona norte e 3Km na zona Sul. A ação resultou na implantação de 7.360 novas ligações à rede coletora de esgoto, beneficiando cerca de 25 mil moradores de bairros como Jardim Mutinga, Jardim Rochdale, Munhoz Júnior, Jardim Canaã, Colinas D’Oeste, Portal D’Oeste, IAPI, Jardim Piratininga e Vila Menck, entre outros.


LEIA TAMBÉM: REDE DE ESGOTO DE PIRACICABA/SP: 36% DAS OBSTRUÇÕES SÃO CAUSADAS POR ACÚMULO DE GORDURA


As Obras

As obras prosseguem em 2021, entre elas a implantação do Interceptor ITi-5, que deve ser finalizada no segundo semestre e permitirá encaminhar o esgoto coletado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Barueri.

Conforme informou a Sabesp, estão em fase de revisão final os projetos referentes aos coletores tronco que serão interligados a este interceptor e que atenderão boa parte dos bairros da zona Norte, inclusive o Rochdale e o Piratininga. A licitação dessas obras está prevista para o segundo semestre do próximo ano.

A coleta de esgoto é mensurada de duas formas: pelo índice de cobertura, que mostra quantas ligações domiciliares no município já podem se conectar à rede coletora de esgoto, e pelo índice de atendimento, que indica quantas ligações estão efetivamente conectadas à rede disponível.

Cada morador ou dono de imóvel em área onde há coleta de esgoto disponível deve verificar se a propriedade está conectada à rede. Caso não esteja, deve solicitar a ligação para que o esgoto possa ser coletado.

Fonte: Correio Paulista.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SABESP VAI PARTICIPAR DE NOVOS LEILÕES DE SANEAMENTO NO BRASIL

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »