Skip to content
quarta-feira, maio 18, 2022
Últimas Notícias:
  • Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos
  • Destinação de Resíduos: Empreendedores assumem compromisso para destinar resíduos corretamente
  • Resistência de moradores dificulta avanço do saneamento no país
  • O governador Rodrigo Garcia liberou na segunda-feira, 16, R$ 298,2 milhões para obras e serviços na região metropolitana de São Paulo
  • Energias renováveis: um futuro sustentável
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Projeto da agência reguladora será encaminhado na segunda-feira para Câmara de Londrina

  • Agências Reguladoras
  • agosto 10, 2014

A Prefeitura de Londrina deverá encaminhar até próxima segunda-feira (11) para a Câmara Municipal o projeto de lei que cria a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Londrina (Arselon). De acordo com o prefeito Alexandre Kireeff (PSD), o órgão será responsável pela regulamentação de tarifas do serviço público, desde transporte coletivo, coleta de lixo e abastecimento de água.

Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (4), Kireeff ainda comentou que o modelo a ser desenvolvido em Londrina tem padrão das atuais agências reguladoras do país. A instância conta com uma série de dispositivos a fim de retirar do prefeito a decisão unilateral para definição das tabelas de valores para os serviços da cidade.

“Ela protege a sociedade daquela decisão concentrada do prefeito que através de um decreto define uma tarifa. Esse tipo de modelo centralizador passa uma série de desvantagens para a sociedade”, colocou. Para ele, o modelo que está sendo proposto viabiliza transparência nos processos e democratização da discussão técnica.

A delegação de cargos também passará por análise da Câmara Municipal, sobressaindo a escolha por meio de mandatos de prefeitos. “O importante é garantir segurança à população e ao investidor. Uma agência reguladora evita que se crie o ambiente propício para a corrupção”, afirmou o prefeito.

Bens reversíveis

Ainda nos próximos dias, o município pretende lançar a licitação para contratar uma empresa que faça um levantamento de patrimônio e bens reversíveis do sistema de saneamento. Na prática, o estudo vai avaliar o contrato com a atual prestadora do serviço, a Sanepar.

“Nós precisamos ter a exata dimensão do risco econômico que o município pode arcar caso opte pela municipalização ou licitação do serviço”, apontou Kireeff.

O estudo consiste em avaliar de forma econômica-financeira a concessão da Sanepar, no intuito de identificar o quanto já foi depreciado, relação de valores, entre outros fatores. O processo já está na Secretaria Municipal de Gestão Pública.

Inicialmente, o trabalho seria executado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), porém, a prefeitura vai tocar o projeto de criação da agência reguladora. O município chegou a contratar a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o levantamento durante a gestão do ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), porém o estudo não foi concluído e a CMTU optou à época pela rescisão contratual com a empresa.

O contrato da prefeitura e Sanepar foi firmado em 1973, com validade de 30 anos. O prazo expirou em 2003 e desde então, ela permanece explorando o sistema  através de decretos emergenciais, renovados a cada seis meses.

AnteriorAnteriorServiço permite denúncias de esgoto e lixo irregular na Lagoa da Conceição
PróximoCapital da Ucrânia ficará sem água quente até outubroPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos

1 min de leitura

O presente estudo teve como objetivo analisar uma disposição final ambientalmente adequada, economicamente viável e tecnicamente praticável dos lodos de estação de tratamento de água como sub-camadas dos pavimentos, analisando o comportamento mecânico do lodo da ETA Mambu-Branco pelo ensaio Índice de Suporte Califórnia e análises de características físico químicas do material.

Energias renováveis: um futuro sustentável

2 min de leitura

Muita energia vem do Sol para a Terra, mas pouco é aproveitado. Uma parte da radiação solar fornece calor, outra forma os ventos, outra, os potenciais hidráulicos dos rios (pela evaporação e condensação), outra, as correntes marinhas.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

DENORA
aquamec
Conaut
logo-bioproj
clean environment brasil
logo-netzsch
bf-dias
suez
paques-logo-home.jpg
Penetron
Superbac

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.