Cagece Sistema Nacional Saneamento
Primeiramente a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foi selecionada como empresa piloto para participar da Coleta Experimental para o Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa). O novo sistema, que deve substituir o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) em 2024, tem o objetivo de coletar e sistematizar dados relativos às condições da prestação dos serviços públicos de saneamento básico; disponibilizar estatísticas, indicadores e outras informações relevantes para a caracterização da demanda e da oferta de serviços públicos de saneamento básico; além de permitir e facilitar o monitoramento e a avaliação da eficiência e da eficácia da prestação dos serviços de saneamento básico.
A companhia está coletando informações e importando dados diretamente na plataforma disponibilizada pelo Ministério das Cidades.
Ademais entre os principais dados informados estão o cadastro de infraestrutura administrativa e financeiras, gestão técnica de água e esgoto e balanço patrimonial. De acordo com a titular da Gerência de Governança, Riscos e Conformidade da Cagece, Michele Aguiar, a participação na Coleta Experimental vai contribuir para que o Ministério das Cidades identifique os maiores desafios do setor e aprimore o material de apoio para coleta de dados.
“Além disso, conhecer como os dados são obtidos, seja por estimativas, monitoramento regular ou inviabilidade, é crucial para orientar estratégias futuras sobre como obter as informações solicitadas. A percepção sobre as funcionalidades e a facilidade de interação com os formulários do Sinisa também é valiosa para melhorar a experiência de coleta de dados”, acrescenta a gestora.
LEIA TAMBÉM: Brasil precisa investir mais em saneamento básico
Cagece Sistema Nacional Saneamento
Contudo o processo de coleta e análise das informações e geração de indicadores é similar ao executado pelo SNIS. No entanto inclui algumas diferenças:
- inclusão dos gestores públicos dos titulares dos serviços de saneamento básico no fornecimento de informações,
- separação do módulo único do SNIS Água e Esgoto em dois módulos distintos,
- detalhamento dos investimentos em ampliação da capacidade ou reposição de infraestrutura,
- inclusão das entidades reguladoras no fornecimento de informações,
- incorporação de formulários sobre infraestrutura nos módulos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Fonte: Ceará.