saneamento basico
CASAN consolida novo modelo de gestão e amplia avanços na Lagoa da Conceição

CASAN consolida novo modelo de gestão e amplia avanços na Lagoa da Conceição

Com investimento superior a R$ 30 milhões, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) vem consolidando melhorias estruturais no saneamento da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

O trabalho inclui planejamento estratégico, obras e atuação permanente voltada à segurança ambiental e à melhoria da qualidade dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na região.

O acidente na Lagoa da Conceição em 2021 evidenciou fragilidades acumuladas ao longo de décadas com infraestrutura antiga, baixo volume de investimentos e ausência de planejamento de longo prazo. Após cinco anos, completados neste domingo (25), a CASAN reconhece que a superação desse passivo exige mais do que respostas pontuais.

“A Companhia cumpriu os protocolos do pós-acidente, como o pagamento das indenizações, por exemplo. E mais do que isso, adotou um novo padrão de gestão, baseado em método, controle, planejamento estratégico, acompanhamento técnico permanente e investimentos consistentes”, destaca o presidente da CASAN, Edson Moritz.

Em sua avaliação, o episódio de 2021 foi um divisor de águas, mostrando que era necessário mudar o modelo de gestão do saneamento, com maior controle e responsabilidade.

“A data é um marco que exige responsabilidade, memória e, sobretudo, enfrentamento com transparência e compromisso com a verdade. Desde o início do governo Jorginho Mello, trabalhamos com planejamento, engenharia, dados e gestão responsável, o que se traduz em resultados concretos para a população”, complementa.

Avanços Estruturais e Investimentos

Entre as obras que trazem mais segurança ao Sistema de Esgotamento Sanitário está a implantação do processo terciário de depuração, o mais completo, na Estação de Tratamento de Esgoto da Lagoa – o que resultou, nos últimos cinco anos, no tratamento de aproximadamente 4,9 bilhões de litros de esgoto, volume equivalente a cerca de 1.976 piscinas olímpicas que deixaram de ser lançados no meio ambiente.

Também foram executados o reforço dos taludes das dunas da Lagoa de Evapoinfiltração (LEI); a construção do muro verde e a elaboração do Plano de Segurança de Barragem; a dragagem de aproximadamente 10 mil m³ de lodo do fundo da LEI e a ampliação do monitoramento ambiental para controle contínuo da qualidade da água da Lagoa.

Recuperação Ambiental

Outro investimento estratégico é o Projeto de Recuperação Ambiental (PRAD) da área afetada pelo evento de 2021. No entorno da Lagoa de Evapoinfiltração já são observados resultados da restauração de mais de oito mil metros quadrados pertencentes ao Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição. O trabalho contribui para a recomposição dos ecossistemas locais e a proteção da biodiversidade.

A Companhia também possui em etapa de licitação a contratação do Estudo Ambiental e do projeto de um novo campo de aspersão para o lançamento no solo do efluente tratado da Lagoa da Conceição – hoje direcionado exclusivamente para a Lagoa de Evapoinfiltração.

“Estamos dessa forma ampliando as alternativas técnicas e ambientais para a destinação final do efluente do Sistema de Esgoto da Lagoa da Conceição e, ao mesmo tempo, atendendo a demanda da população para desativação do bombeamento que é necessário para segurança dos moradores em períodos de chuvas intensas”, explica a gerente de Meio Ambiente da Companhia, Andreia Senna Soares Trennepohl.

Fiscalização e Diálogo

A CASAN prossegue também com ações de fiscalização, orientação técnica gratuita para adequação de ligações de esgoto e diálogo com a comunidade da Lagoa da Conceição. Depois de desenvolver durante três anos o Trato pela Lagoa, a Companhia inicia este ano o Trato pela Grande Florianópolis. Mais de quatro mil ações de fiscalização estão previstas, com ação intensiva de regularização dos imóveis, combatendo o lançamento de esgoto na drenagem e descarte inadequado no ambiente.

Em paralelo, a Prefeitura de Florianópolis, em conjunto com a CASAN e apoio do Governo do Estado, de instituições técnicas, associações e a sociedade civil organizada, lançou no fim de 2025 o Pacto pela Lagoa – que prevê planejamento integrado com ações de curto, médio e longo prazo de um dos principais cartões-postais da Capital.

A proposta integra ações já realizadas e amplia o planejamento. O programa parte de um diagnóstico técnico completo, que atua de forma integrada em três frentes: diagnóstico tecnológico total da rede, com uso de robôs de vídeoinspeção, testes com corantes e fumaça com ações do Trato pela Grande Florianópolis; recuperação cirúrgica da infraestrutura pública, com correção integral das falhas identificadas e uma ação intensiva de regularização dos imóveis, combatendo ligações irregulares.

“Nos últimos três anos, a Lagoa da Conceição deixou de ser tratada como um problema pontual e passou a integrar uma estratégia permanente de gestão do saneamento. Ainda há desafios, mas estamos priorizando compromisso com planejamento, para execução responsável e melhoria constante da qualidade de vida nessa região”, reforça o presidente da Companhia.

Fonte: Casan


Últimas Notícias:
Klabin Ultrafiltração B&F Dias

Klabin Ultrafiltração | B&F Dias

A Klabin S.A., maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, opera em Piracicaba/SP uma das suas principais unidades industriais dedicadas à conversão de papel em embalagens de papelão ondulado, atendendo os mercados nacional e internacional com soluções sustentáveis e personalizadas.

Leia mais »