Skip to content
sábado, agosto 13, 2022
Últimas Notícias:
  • Setores da economia do RN querem a privatização da Caern no próximo governo
  • Em Mogi/SP, tratamento de água e esgoto tem aumento de 30%, afirma Semae
  • Aterros sanitários liberam altos níveis de gás metano, mostra estudo
  • As águas subterrâneas
  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi a porta de entrada para o ESG
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

8 Passos para implementar a Economia Circular – fatores que aceleram a transição

  • Acervo Técnico, Opinião, Resíduos Sólidos
  • julho 11, 2022

Por: Daniela Fontana

Vamos construir uma Economia Circular

Para resolver grandes problemas como mudanças climáticas, desperdício e poluição, nós precisamos de uma grande ideia.

É hora de repensar como projetamos, fabricamos e usamos o que precisamos, desde a comida que comemos, até a roupa que vestimos. Juntos, podemos criar um futuro melhor para os negócios, a sociedade e o mundo”.

Ellen MacArthur Foudantion, 2022

Como apaixonada por Sustentabilidade e integrante do Núcleo de Estudos em Economia Circular (NEC) resolvi escrever este texto para falar dos 8 passos para implementar a Economia Circular.

A Economia Circular é um modelo que desvincula o crescimento econômico do uso intensivo de recursos naturais.

O modelo atual baseado na Economia Linear gera uma série de riscos aos negócios, os quais podem inclusive afetar a nossa sobrevivência no planeta.

Um dos maiores desafios da humanidade na área ambiental, que afeta o social e o econômico, atualmente é mitigação das ações que propiciam as mudanças climáticas. Além de problemas relacionados à poluição e perda da biodiversidade.esíduoscon

Desta forma, várias instituições do mercado, apoiam e incentivam a transição para a Economia Circular, uma forma de contribuir com a Agenda ASG (ou ESG em inglês, a qual representa: Ambiental, Social e Governança).

Larry Fink, CEO da BlackRock, como a maior gestora de fundos de investimento do mundo, dita várias mudanças nas organizações. Em 2020, sua carta enviada aos CEOs do mundo todo sobre a importância da Agenda ESG (termo criado em 2004 no documento Who Cares Win). Em 2019, a Black Rock já havia lançado um fundo tem como objetivo impulsionar o investimento em empresas com uma exposição significativa ao tema da Economia Circular.

Para implementar a Economia Circular é preciso inovar, pensar em novas formas de fazer negócios, de se relacionar e consumir, de um ambiente regulatório e infraestrutura para a mudança de modelo mental do modelo linear para o circular.

De acordo com o NEC, baseados em estudos holandeses (a Holanda é um país precursores da adoção da Economia Circular no mundo, pela sua pequena área e ainda uma parte do seu território cercada de água) existem 8 passos para impulsionar a transição do modelo linear (comumente encontrado no mundo dos negócios) para negócios que englobem a Economia Circular são eles: Educação, Ganho de Escala, Investimento, Colaboração e Engajamento, Comunicação, Incentivo Políticas Públicas, Resultados e Renováveis.

A partir dos 8 passos para impulsionar a transição, baseado no estudo holandês (Gersen, 2016 apud Agnice, 2021), nas trocas de experiências do grupo de estudo que eu participo, como fonte de inspiração do material divulgado na equipe de pesquisadores, segue o meu ponto de vista, a justificativa de cada uma das etapas para implementar a Economia Circular:

  1.  Educação: é o primeiro e essencial para demonstrar a importância da transição da economia Linear para a Circular; mostrar as vantagens e desafios para implementar a Economia Circular; mostrar exemplos de negócios circulares.  A Educação contribui com a Gestão do Conhecimento para a Economia Circular. Uma equipe de design inovando e pensando em todo o ciclo do produto, transformando em produtos e serviços circulares;
  2. Ganho de escala: através de parcerias entre vários negócios e cadeias, pois (em geral) são modelos que podem exigir um tempo de retorno um pouco maior que os modelos lineares; A colaboração entre os negócios também pode contribuir com a Economia Circular (o que for resíduo para uma empresa pode ser matéria-prima ou insumo para outro, como no caso da Simbiose Industrial);
  3. Investimento: em troca de conhecimento, em pesquisa, em soluções circulares, em negócios circulares (empreendedorismo);
  4. Colaboração e engajamento dos stakeholders: para implantar a Economia Circular é necessária uma visão holística e sistêmica, essencial o engajamento e colaboração de todos os stakeholders para fomentar a transição, como em qualquer projeto; Apoio de todos os setores: academia com o papel fundamental de promover a Educação, empresas com foco na transição dos modelos de negócio, governo contribuindo com incentivos fiscais para a transição e sociedade civil com exemplos e fomento de políticas públicas para a transição;
  5. Comunicação: a importância da comunicação para a transição, contribui para a Gestão do Conhecimento sobre a Economia Circular; para mostrar as vantagens e desafios da transição para consumidores e empresas;
  6. Incentivo à Políticas públicas: o governo com um papel importante para impulsionar a transição, através de subsídios ou penalidades fiscais os projetos de economia circular. Os demais setores da sociedade com fomento à Políticas Públicas.
  7. Resultados: bons resultados servem de exemplos para impulsionar novos negócios a se tornarem mais circulares; o ganho de reputação ao implementar a Economia Circular (se bem comunicado), contribui para aumentar o valor da marca, um dos ativos intangíveis de muita importância para as empresas;
  8. Renováveis: a transição para energia e insumos renováveis faz parte dos negócios circulares.  Além dos renováveis, pensar em materiais que possam ser reutilizados, reaproveitados, remanufaturados ou reciclados, para reinserção em novos ciclos produtivos.

Referências:

Agnice, 2021. Os 8 Eixos da Transição. Disponível em: <https://materiais.e4cb.com.br/cadastro-revista-nec>. Acesso em 30 maio de 2022.

BlackRock. 2019. BGF Circular Economy. Disponível em: <https://www.blackrock.com/pt/privados/products/310164/>. Acesso em 30 maio de 2022.

Ellen MacArthur Foundation. Let’s build a circular economy. Disponível em: <https://ellenmacarthurfoundation.org/>. Acesso em 30 maio de 2022.

Exchange 4 Change Brasil. Núcleo de Economia Circular. Disponível em: <https://e4cb.com.br/nec/>. Acesso em 30 maio de 2022.

UNEP FI. Who Cares Win. 2004. Disponível em: <https://www.unepfi.org/fileadmin/events/2004/stocks/who_cares_wins_global_compact_2004.pdf>. Acesso em 30 maio de 2022.

Fonte: Linkedin.

AnteriorAnteriorAcordo entre prefeituras de BH e Contagem prevê despoluição da Lagoa da Pampulha em cinco anos
PróximoAegea assume vanguarda em títulos sustentáveisPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

As águas subterrâneas

1 min de leitura

Este projeto representa a realização de um sonho. As águas subterrâneas sempre estiveram no meu caminho, mesmo antes de que eu as conhecesse.

A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.

9 min de leitura

A partir de 2006, o Estado, focado em incentivar as pessoas a utilizar a energia solar, deu subsídios aos proprietários que instalaram painéis fotovoltaicos, mas não tinham um plano abrangente para eliminá-los. Agora, os painéis utilizados nesses programas estão chegando ao fim da sua vida útil de 25 a 30 anos.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

DENORA
clean environment brasil
bf-dias
Superbac
suez
Penetron
aquamec
logo-bioproj
paques-logo-home.jpg
logo-netzsch
Conaut

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.