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8 Passos para implementar a Economia Circular – fatores que aceleram a transição

Por: Daniela Fontana

Vamos construir uma Economia Circular

Para resolver grandes problemas como mudanças climáticas, desperdício e poluição, nós precisamos de uma grande ideia.

É hora de repensar como projetamos, fabricamos e usamos o que precisamos, desde a comida que comemos, até a roupa que vestimos. Juntos, podemos criar um futuro melhor para os negócios, a sociedade e o mundo”.

Ellen MacArthur Foudantion, 2022

Como apaixonada por Sustentabilidade e integrante do Núcleo de Estudos em Economia Circular (NEC) resolvi escrever este texto para falar dos 8 passos para implementar a Economia Circular.

A Economia Circular é um modelo que desvincula o crescimento econômico do uso intensivo de recursos naturais.

O modelo atual baseado na Economia Linear gera uma série de riscos aos negócios, os quais podem inclusive afetar a nossa sobrevivência no planeta.

Um dos maiores desafios da humanidade na área ambiental, que afeta o social e o econômico, atualmente é mitigação das ações que propiciam as mudanças climáticas. Além de problemas relacionados à poluição e perda da biodiversidade.esíduoscon

Desta forma, várias instituições do mercado, apoiam e incentivam a transição para a Economia Circular, uma forma de contribuir com a Agenda ASG (ou ESG em inglês, a qual representa: Ambiental, Social e Governança).

Larry Fink, CEO da BlackRock, como a maior gestora de fundos de investimento do mundo, dita várias mudanças nas organizações. Em 2020, sua carta enviada aos CEOs do mundo todo sobre a importância da Agenda ESG (termo criado em 2004 no documento Who Cares Win). Em 2019, a Black Rock já havia lançado um fundo tem como objetivo impulsionar o investimento em empresas com uma exposição significativa ao tema da Economia Circular.

Para implementar a Economia Circular é preciso inovar, pensar em novas formas de fazer negócios, de se relacionar e consumir, de um ambiente regulatório e infraestrutura para a mudança de modelo mental do modelo linear para o circular.

De acordo com o NEC, baseados em estudos holandeses (a Holanda é um país precursores da adoção da Economia Circular no mundo, pela sua pequena área e ainda uma parte do seu território cercada de água) existem 8 passos para impulsionar a transição do modelo linear (comumente encontrado no mundo dos negócios) para negócios que englobem a Economia Circular são eles: Educação, Ganho de Escala, Investimento, Colaboração e Engajamento, Comunicação, Incentivo Políticas Públicas, Resultados e Renováveis.

A partir dos 8 passos para impulsionar a transição, baseado no estudo holandês (Gersen, 2016 apud Agnice, 2021), nas trocas de experiências do grupo de estudo que eu participo, como fonte de inspiração do material divulgado na equipe de pesquisadores, segue o meu ponto de vista, a justificativa de cada uma das etapas para implementar a Economia Circular:

  1.  Educação: é o primeiro e essencial para demonstrar a importância da transição da economia Linear para a Circular; mostrar as vantagens e desafios para implementar a Economia Circular; mostrar exemplos de negócios circulares.  A Educação contribui com a Gestão do Conhecimento para a Economia Circular. Uma equipe de design inovando e pensando em todo o ciclo do produto, transformando em produtos e serviços circulares;
  2. Ganho de escala: através de parcerias entre vários negócios e cadeias, pois (em geral) são modelos que podem exigir um tempo de retorno um pouco maior que os modelos lineares; A colaboração entre os negócios também pode contribuir com a Economia Circular (o que for resíduo para uma empresa pode ser matéria-prima ou insumo para outro, como no caso da Simbiose Industrial);
  3. Investimento: em troca de conhecimento, em pesquisa, em soluções circulares, em negócios circulares (empreendedorismo);
  4. Colaboração e engajamento dos stakeholders: para implantar a Economia Circular é necessária uma visão holística e sistêmica, essencial o engajamento e colaboração de todos os stakeholders para fomentar a transição, como em qualquer projeto; Apoio de todos os setores: academia com o papel fundamental de promover a Educação, empresas com foco na transição dos modelos de negócio, governo contribuindo com incentivos fiscais para a transição e sociedade civil com exemplos e fomento de políticas públicas para a transição;
  5. Comunicação: a importância da comunicação para a transição, contribui para a Gestão do Conhecimento sobre a Economia Circular; para mostrar as vantagens e desafios da transição para consumidores e empresas;
  6. Incentivo à Políticas públicas: o governo com um papel importante para impulsionar a transição, através de subsídios ou penalidades fiscais os projetos de economia circular. Os demais setores da sociedade com fomento à Políticas Públicas.
  7. Resultados: bons resultados servem de exemplos para impulsionar novos negócios a se tornarem mais circulares; o ganho de reputação ao implementar a Economia Circular (se bem comunicado), contribui para aumentar o valor da marca, um dos ativos intangíveis de muita importância para as empresas;
  8. Renováveis: a transição para energia e insumos renováveis faz parte dos negócios circulares.  Além dos renováveis, pensar em materiais que possam ser reutilizados, reaproveitados, remanufaturados ou reciclados, para reinserção em novos ciclos produtivos.

Referências:

Agnice, 2021. Os 8 Eixos da Transição. Disponível em: <https://materiais.e4cb.com.br/cadastro-revista-nec>. Acesso em 30 maio de 2022.

BlackRock. 2019. BGF Circular Economy. Disponível em: <https://www.blackrock.com/pt/privados/products/310164/>. Acesso em 30 maio de 2022.

Ellen MacArthur Foundation. Let’s build a circular economy. Disponível em: <https://ellenmacarthurfoundation.org/>. Acesso em 30 maio de 2022.

Exchange 4 Change Brasil. Núcleo de Economia Circular. Disponível em: <https://e4cb.com.br/nec/>. Acesso em 30 maio de 2022.

UNEP FI. Who Cares Win. 2004. Disponível em: <https://www.unepfi.org/fileadmin/events/2004/stocks/who_cares_wins_global_compact_2004.pdf>. Acesso em 30 maio de 2022.

Fonte: Linkedin.

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