saneamento basico

A nossa água está acabando

Por: Édison Carlos
Desde criança aprendemos que o Brasil é um país abundante em água e que dificilmente um dia sofreremos com a escassez. Entretanto, em 2014 esta realidade começou a mudar. Em algumas regiões brasileiras a seca já é comum, mas a falta d´água parece estar mais próxima de todos nós.

97% da água do planeta Terra é água salgada, portanto apenas 3% da água é doce, própria para consumo do homem. Destes 3%, a maior parte é água congelada nos polos Norte e Sul. Desse pequeno número, 0,5% que sobra para todas as utilidades do homem (beber, tomar banho, lavar as mãos, escovar os dentes, lavar louças, lavar roupas, e etc.), o Brasil possui uma boa parte, mas que está na Amazônia. Sendo assim, nós brasileiros temos pouquíssima água para consumir.

O verão é a estação do ano em que as chuvas surgem como solução para reabastecer os reservatórios de água e garantir o consumo de todos, porém 2014 iniciou diferente do que os outros anos. O volume de chuvas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste está muito abaixo do esperado, o que deixa todo o Brasil em estado de atenção para uma possível escassez. Teremos água para todos neste e nos próximos anos?

Esta pergunta preocupa porque estamos nos aproximando da época seca do ano (outono e inverno) e podemos ter ainda mais problemas com os reservatórios de água, que tendem a ter um volume de água abaixo da média.

E o segundo plano? Nós temos algum para que a água no Brasil não acabe? As grandes empresas de saneamento e os governos estudam maneiras para que o brasileiro não fique sem água hoje e nos próximos anos. Ter os rios como fonte de água é uma das soluções, mas podemos beber a água da maioria dos rios do país sem medo? Certamente não. A poluição nas águas destes rios é grande. Além do lixo diário despejado de maneira irregular, há os esgotos que saem das casas e que vão diretamente para estes rios sem nenhum tratamento.

Ter contato com qualquer água poluída gera doenças. A mais comum é a diarreia, que atinge na maior parte as crianças e adolescentes. Dados do Instituto Trata Brasil mostram que em 2011, o país teve 400 mil casos de internação nas 100 maiores cidades.

Para que todos nós não tenhamos problemas no futuro, é preciso mudar toda a nossa atitude, ensinando desde pequeno, para as crianças, que a maior parte do Brasil é, na verdade, muito pobre em água. Essa riqueza precisa ser preservada para que no futuro não tenhamos que viver com bem menos água, como já estamos tendo em 2014.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »