Skip to content
terça-feira, junho 28, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG
  • Aegea Saneamento estuda autoprodução de energia a biogás
  • Recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão do Lipa em Cuiabá é um investimento da TAE (Tigre Água e Efluentes)
  • Montes Claros/MG fará logística reversa de eletrônicos
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Hora de investir na redução das perdas de água

  • Opinião
  • fevereiro 12, 2014

Por: Giuliano Dragone
Este verão de 2014 tem sido o mais quente dos últimos anos no estado de São Paulo. O calor intenso, aliado às raras chuvas, provocou o racionamento e o rodízio em muitas áreas que nunca antes haviam sofrido com o desabastecimento.

Por mais que as condições climáticas tenham sido severas neste início de ano, é evidente que a falta d´água não é um problema pontual. O risco de voltarmos a ter um período de seca é iminente. Pior, o consumo aumenta e as precipitações pluviométricas ficam a cada ano abaixo do esperado; dessa forma, a situação tende a deixar de ser esporádica para se tornar uma realidade. Urge, portanto, tomar medidas que venham combater essa escassez.

Para solucionar de fato o problema, além de investir em Educação Ambiental (fomentar programas de uso racional da água) e despoluir os mananciais através do tratamento dos esgotos, é necessário planejar e implantar projetos que venham aumentar a oferta de água à população e, paralelamente, implementar programas e ações efetivas de redução de perdas no abastecimento.

As perdas são hoje o principal problema de gestão das empresas de saneamento. Do total da água produzida no país, 40% é perdido ao longo do processo. Em São Paulo, a média de perdas já está em torno de 24,7% (neste valor estão desconsiderados os volumes disponibilizados nas áreas de ocupações irregulares e não faturados), e a Sabesp trabalha desde 2009 com a perspectiva de chegar a um índice de 18% até 2020.

É possível, porém, dinamizar esse processo a partir de parcerias com a iniciativa privada, que já demonstrou, em concessões maduras, que pode diminuir o índice de perdas em ritmo acelerado. Em Limeira, por exemplo, a concessionária de água local, gerida pela iniciativa privada, reduziu o índice de 40% para 17% em quatro anos.

Partilhando recursos técnicos, humanos e econômicos com a iniciativa privada, é possível vislumbrar que as companhias estaduais de saneamento possam vir a ter, em um período relativamente curto, índices de perdas próximos aos de países que são referência no assunto, como o Japão e Alemanha, que ostentam taxas inferiores a 10% de desperdício no processo de produção e distribuição de água.

Todos buscam essa redução no mundo, à medida que a água torna-se mais escassa. O Japão foi um dos pioneiros: na década de 1950 o país passou a rever sua rede de distribuição.

Hoje, mais de 32 bilhões de m³ de água potável ainda são perdidos em vazamentos nos sistemas mundiais, enquanto cerca de 16 bilhões de m³ são entregues a usuários sem faturamento.

As concessionárias brasileiras de saneamento precisam investir R$ 18,5 bilhões até 2025 para que as perdas de água caiam em 50% e cheguem a um nível aceitável, comparável ao das nações mais desenvolvidas. Essa redução será possível em um cenário otimista, no qual as empresas se empenhem para melhorar a gestão e eficiência operacional. E, diante do alto volume de recursos que precisam ser injetados, a parceria com a iniciativa privada deve ser considerada, sem dúvida, como parte da solução.

Fonte: Assessoria de Imprensa

AnteriorAnteriorPrimeira semana do bônus registra economia de 500 litros de água por segundo
PróximoIniciativa privada propõe parcerias para o saneamento em São PauloPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG

2 min de leitura

Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas de geoprocessamento para a identificação de áreas aptas à construção de aterro sanitário no município de Lavras – MG.

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

paques-logo-home.jpg
Conaut
Penetron
suez
logo-netzsch
DENORA
clean environment brasil
bf-dias
aquamec
logo-bioproj
Superbac

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.