saneamento basico

O desafio da água: como evitar a escassez?

Por: Edson Victor de Souza
A demanda global por água deve crescer 55% até 2050, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Neste ritmo, a busca por esse recurso natural provocará impactos econômicos, sociais e ambientais incalculáveis, comprometendo o futuro da humanidade.

Mesmo no Brasil, tido um dos poucos países a dispor de amplos recursos hídricos, não está livre dessa ameaça. Os sistemas de abastecimento dos nossos municípios têm uma ampla e crescente lista de demandas. Elas começam pelas necessidades mais básicas do cidadão, passam pela produção agrícola e chegam até o abastecimento industrial e à geração de energia. As cidades precisam correr contra o tempo para garantir um abastecimento adequado aos seus moradores num futuro próximo.

Infelizmente, essa pauta ainda está distante das discussões da maioria das cidades segundo mostra a pesquisa “Saneamento Básico – Regulação 2013”. O levantamento aponta que mais da metade dos municípios do país não controla os serviços de abastecimento de água tratada e saneamento básico oferecidos à população. Apenas 2.716 (48%) de um total de 5.570 cidades brasileiras têm atividades de fiscalização e acompanhamento da qualidade desses serviços e de definição de regras para os reajustes de tarifas.

Para reverter esse quadro, os governos podem estimular empresas e municípios a adotarem sistemas eficientes da gestão da água, que devem começar fazendo um diagnóstico detalhado dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. A partir desse levantamento, podem ser apontadas soluções que permitem reduzir em média 20% dos custos com o setor. Nas empresas, por exemplo, muitas vezes podem ser adotadas ideias de fácil aplicação, como trocar torneiras, colocar vasos sanitários com sistemas mais controlados. Para ampliar ações de gestão adequada dos recursos hídricos, as autoridades governamentais podem ainda ampliar as informações, de maneira simplificada, para pequenas e médias empresas.

Garantir fontes de abastecimento de água dentro de um contexto de preservação ambiental é o grande desafio não só de gestores públicos como de toda a sociedade civil. Antes impensável, a possibilidade de escassez de água está cada vez mais presente no nosso cotidiano e é preciso empenho de toda a comunidade para reverter esse quadro. Caso contrário, estaremos colocando em risco a sobrevivência da humanidade.

Fonte: Correio Popular
Veja mais: http://www.correiopopular.net/LKN/headlin.php?n_id=25359&titulo=O%20desafio%20da%20%C3%A1gua:%20como%20evitar%20a%20escassez

Últimas Notícias: