saneamento basico

AM: Manaus Ambiental garante que vai apurar cobranças abusivas na conta de água

A concessionária de água Manaus Ambiental se comprometeu a investigar denúncias de cobranças abusivas aos seus clientes, operadas pela empresa terceirizada Alfa Vox.

A afirmação ocorreu durante reunião no seio da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (Comdec-CMM), que recebeu denúncias sobre a forma abusiva com que a Alfa Vox tem abordado os clientes, com contas de água em atraso.

O advogado da Manaus Ambiental, João Gilson Júnior, assegurou que a empresa realizará apuração para averiguar as denúncias e explicou que, caso as reclamações sejam comprovadas, a terceirizada será punida contratualmente.

“Esperávamos ter provas necessárias para realizar a apuração, mas conforme o presidente da Comdec-CMM, as pessoas que denunciaram não quiseram se identificar. Mas, se for verdade, as penalidades serão definidas”, afirmou.

De acordo com o presidente da Comdec-CMM, vereador Álvaro Campelo (PP), a reunião realizada nesta quinta (30), com representantes da Alfa Vox e da Manaus Ambiental foi motivada pelas 19 denúncias que a comissão recebeu contra a empresa terceirizada.

Além de outras 12 recebidas por meio do programa de TV e nove pelo programa de rádio do parlamentar. “Tão logo recebemos as reclamações, convocamos as duas empresas para sabermos o que de fato está acontecendo”, afirmou.

Fatura em atraso

Conforme o parlamentar, a empresa possui o direito de fazer a cobrança dos clientes que estão com o pagamento da fatura em atraso. No entanto, segundo ele, não pode fazer de forma abusiva e que cause constrangimento ao consumidor, como está ocorrendo.

“As reclamações são de que a Alfa Vox realiza ligações em horários impróprios, como à noite, e ainda diversas vezes durante a semana e de número não identificado. Mesmo estando devendo, o consumidor não pode ser constrangido desta forma”, apontou.

O advogado da Alfa Vox, Frederico Paiva, disse que não sabia se a prática ocorre, uma vez que a empresa não recebeu denúncia. Ele afirmou que a Alfa Vox tem interesse em apurar as denúncias, porque é a imagem da empresa que está em jogo.

“O fato deve ter ocorrido por conta do horário de verão. Mas vamos apurar as informações para saber o que está acontecendo”, disse durante a reunião.

Ao final da reunião, o presidente da Comdec-CMM ressaltou que espera que medidas sejam tomadas para que não chegue mais reclamações à comissão sobre os serviços prestados pela Alfa Vox. Caso continue chegando denúncias, Campelo disse que tomará medidas enérgicas.

“Acionaremos a justiça para procurar reparar esses danos que estão sendo causados aos consumidores da Manaus Ambiental”, frisou.

Por Silane Souza (Jornal EM TEMPO)

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »