Skip to content
segunda-feira, maio 16, 2022
Últimas Notícias:
  • Menos de 1% do lixo doméstico é destinado a tratamento
  • Investimentos em saneamento básico em Ubatuba (SP) somam R$ 46,7 milhões, segundo Sabesp
  • NOVAS SOLUÇÕES PARA VELHOS PROBLEMAS DO SANEAMENTO
  • Esgoto de Hortolândia: Prefeitura e Sabesp intensificam ações para garantir serviço
  • Parque das Orquídeas: o Aterro Sanitário que virou parque
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Após chuvas, Sabesp reduz racionamento em São Paulo

  • PPP & Concessões
  • janeiro 14, 2016

Após uma sequência de meses chuvosos que ajudaram a elevar o nível dos reservatórios, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo(Sabesp) diminuiu praticamente pela metade o período de racionamento de água feito por meio da redução da pressão na rede de abastecimento.

Os cortes no fornecimento de água na capital paulista, que chegaram a durar 15 horas, em média, no início de 2015, quando a crise hídrica se agravou, agora se estendem por 8 horas, segundo os novos horários de redução de pressão divulgados pela Sabesp em seu site.

Agora, o racionamento que começava por volta das 13h voltou a se concentrar no período noturno, a partir das 20h ou 22h, quando o consumo de água costuma ser menor. Na maior parte das regiões, o fornecimento de água tem sido retomado ainda de madrugada, antes da 6h, quando o gasto aumenta. É o caso de Perdizes (zona oeste), Santo Amaro (sul), Sapopemba (leste) e Santana (norte).

A exceção é o bairro do Cursino, na zona sul, onde a manobra dura 12 horas e é feita das 6h às 18h. Em Marsilc, no extremo sul, o período de racionamento também é de 12 horas, mas a restrição começa às 20h. Questionada sobre o período de corte nas regiões, a Sabesp não se manifestou.

Segundo a Sabesp, a redução do racionamento tem ocorrido desde o dia 18 de dezembro, mês marcado pela recuperação do volume morto do Sistema Cantareira, após o aumento de mais de 50% do estoque de água nos seis mananciais que abastecem a Grande São Paulo.

“A recuperação gradual dos mananciais permite que se volte, aos poucos, também à normalidade na operação da gestão de pressão. Isso significa melhora nas condições de fornecimento para os consumidores localizados nos pontos elevados e nas pontas de rede”, afirma a companhia.

As mudanças foram sentidas pela servidora pública Andrea Soares, de 45 anos, moradora da Vila Sônia, zona sul. “Cheguei a mudar meu horário de trabalho para conseguir tomar banho quando tinha água. Agora, parece que a situação se normalizou”, disse. “Antes tinha água noite sim, noite não. Depois de dezembro, pararam de cortar”, contou a vizinha Lourdes Moraes, de 65 anos, aposentada.

Na relação de horários de redução da pressão, a Sabesp chegou a divulgar que a Vila Sônia e outros seis distritos, entre os quais Morumbi, Butantã, Rio Pequeno e Jaguaré, não sofriam mais com a manobra feita na rede. Após questionamento feito pela reportagem, a empresa alegou um erro de digitação. Ela ainda adota a medida em todos os bairros da capital. A informação correta seria divulgada nesta quarta-feira (13).

Campanha

Para o engenheiro Antonio Eduardo Giansante, doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a redução do racionamento é positiva, mas deve ser acompanhada de uma campanha permanente de consumo de água consciente.

“O cenário e as notícias são muito positivos, mas não podemos abrir mão da economia de água. Precisamos mudar a mentalidade de abundância. Não vamos nos iludir com essa chuva toda, que é bem-vinda, porque água vai continuar sendo um desafio para uma metrópole de 22 milhões de habitantes”, disse.

A redução da pressão é feita pela Sabesp desde 1997 para evitar perda de água por vazamento nas tubulações à noite. Em 2014, por causa da crise, ela foi sendo antecipada, prática admitida pela Sabesp apenas em abril daquele ano, após o Estado revelar a manobra. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

Fonte: Uol

AnteriorAnteriorGeração de energia será suficiente para atender demanda em 2016
PróximoSanepar construirá novo reservatório em UvaranasPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Semiárido brasileiro – Panorama do abastecimento de água no semiárido brasileiro

2 min de leitura

O semiárido brasileiro é um dos mais chuvosos do mundo, no entanto, enfrenta impasses devido ao baixo índice pluviométrico e a irregularidade das chuvas, comprometendo serviços básicos de saneamento como o abastecimento de água, sendo este o objeto de estudo do presente trabalho.

Balanço hídrico quantitativo das águas superficiais na bacia hidrográfica do Rio Jaguarão

1 min de leitura

Mais especificadamente, o objetivo desse trabalho foi aplicar ferramentas de modelagem matemática, expressos no Modelo Hidrológico de Grandes Bacias (MGB) e WARM-GIS Tools, ambos os modelos desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na intenção de realizar a modelagem hidrológica e o balanço hídrico quantitativo dos recursos hídricos, respectivamente.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

logo-bioproj
bf-dias
DENORA
Penetron
aquamec
paques-logo-home.jpg
suez
Superbac
logo-netzsch
Conaut
clean environment brasil

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.