saneamento basico

CAB Cuiabá pede reajuste da tarifa; audiência definirá valor

A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) convocou uma audiência pública para o dia 8 de janeiro de 2016, às 14h, no auditório do Palácio Alencastro, para apresentar esclarecimentos a respeito do pedido de reajuste de tarifa de água requerido pela empresa CAB Ambiental. Populares e representantes de segmentos sociais poderão participar e fazer questionamentos a proposta de reajuste.

Em fevereiro deste ano, o conselho da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento de Cuiabá (Amaes)  autorizou um  aumento na tarifa de água  de 6%. O valor entrou em vigor no mês de março e foi somado a outro reajuste de 8,99%, regulamentado no início daquele mês. Assim, a conta de água dos cuiabanos foi reajustada em 15% somente em 2015.

Na convocação feita pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos, não é citado qual o valor reivindicado pela CAB Ambiental.

A empresa que se sagrou vencedora de uma licitação em 2012 e assumiu o serviço de água e esgoto de Cuiabá pelo regime de concessão pública por 30 anos, não conseguiu avançar de forma satisfatória no setor. A meta de universalizar a distribuição de água nos bairros de Cuiabá pelo período de três anos não foi cumprida. Também não há perspectiva de que seja cumprida a meta de tratar o esgoto em 10 anos.

A situação se agravou ainda mais com a recuperação judicial do Grupo Queiroz Galvão, que administra a CAB Ambiental. O grupo empresarial recorreu a Justiça para evitar falência.

Em meio a essa crise, a CAB está sendo colocada em leilão pela Justiça do Rio de Janeiro, mas ainda não foi concluído.

Com todo o imbróglio, o prefeito Mauro Mendes (PSB) já admitiu publicamente a possibilidade de uma intervenção do município na empresa, mas exige segurança jurídica para tal procedimento.

Fonte: http://www.folhamax.com.br/cidades/cab-cuiaba-pede-reajuste-da-tarifa-audiencia-definira-valor/70765

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »