saneamento basico

Caer fará monitoramento da água captada em Normandia

Com o objetivo de executar com excelência a prestação dos serviços à população, a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) fará o monitoramento da água distribuída pela UMTA (Unidade Móvel de Tratamento de Água), instalada no município de Normandia. A vistoria será feita pela equipe do Núcleo de Controle de Qualidade da Companhia. A equipe sairá nesta, quarta-feira, 13, pela manhã, a partir das 10h, da sede da Caer, no bairro São Pedro.

Conforme o presidente da Caer, Danque Esbell, o monitoramento das ações realizadas no interior faz parte do planejamento de trabalho da Companhia. “É preciso acompanhar todas as atividades desenvolvidas na capital e nos municípios com a mesma atenção, para que tenhamos a certeza e a segurança de que o trabalho está sendo realizado de acordo com as diretrizes ambientais, seguidas pela Companhia”, esclareceu.

A equipe ficará no município durante uma semana. De acordo com a chefe do Núcleo, Conceição Rocha, a equipe fará um acompanhamento detalhado do trabalho realizado na UMTA. “Iremos acompanhar como é feito o controle do pH, cloro, turbidez, cor, coliformes totais e coli que serão realizados no laboratório móvel da Funasa, ou seja, verificaremos se as atividades são desempenhadas da mesma forma como são feitas na capital. O objetivo é acompanhar todas as etapas do processo de tratamento para termos a certeza de que os procedimentos estão seguindo os padrões e as normativas como regulamenta o Ministério da saúde”, complementou.

A UMTA é um equipamento utilizado para o tratamento da água e foi instalado na região, no mês passado, graças a uma parceria entre a Caer, a Funasa (Fundação Nacional da Saúde), Defesa Civil e o Exército Brasileiro. A unidade tem a finalidade de atender as famílias que vivem em pelo menos 33 comunidades indígenas que estavam sendo prejudicadas pela forte estiagem.

A água tratada na UMTA é captada do rio Maú, localizado em Normandia. “A Caer tem a missão de prestar adequadamente os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com equilíbrio econômico-financeiro, universalizando o atendimento, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e da saúde da população, e para alcançar as metas estabelecidas, esta e outras ações continuarão sendo realizadas para que possamos alcançar o nosso maior objetivo que é colaborar cada vez mais para a maior qualidade de vida da população”, finalizou Esbell.

Fonte: Caer
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »