saneamento basico

Câmara Municipal de Manaus promove duas audiências sobre abastecimento de água

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) promoverá, nesta terça-feira (27), duas audiências públicas para discutir o abastecimento de água e saneamento básico em Manaus.

Às 14h, acontece uma audiência para discutir ‘os 15 anos de concessão do serviço de Água e Esgotamento Sanitário da cidade de Manaus’, no auditório Adriano Jorge, na sede da CMM, no bairro Santo Antônio, zona oeste da capital.

Segundo o vereador Waldemir José (PT), mais de 626 mil pessoas das zonas norte e leste de Manaus ainda sofrem com problemas no abastecimento de água.

“A maioria dessas pessoas, de acordo com o estudo, vive em bairros mais carentes e populosos da capital, sem acesso à água tratada, porque não há ligações da rede de abastecimento da concessionária, que presta o serviço há mais de 15 anos e, por conta disso, os moradores se abastecem como podem e, no improviso, usam poços artesianos clandestinos, reservatórios de vizinhos, escolas e unidades de saúde, carros-pipa, etc. Ações que lhes colocam vulneráveis às doenças” citou o vereador, por meio de sua assessoria de imprensa.

União da Vitória
Já às 18h30, a Comissão de Legislação Participativa (Comlep) da CMM promove a audiência para discutir o abastecimento de água e também a falta de saneamento básico em Manaus. A audiência será realizada na Igreja Santo Expedido, no bairro União da Vitória, zona oeste da capital.

Esta será a segunda audiência pública da série promovida pela comissão, presidida pelo vereador Professor Bibiano (PT).

O objetivo, segundo o vereador, é esclarecer a população acerca da complexidade do assunto, a partir da relação entre os vetores água potável, esgoto, resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais; tratar sobre as consequências da falta do serviço na vida das pessoas e no meio ambiente.

“Pretendemos, por meio dessas audiências, esclarecer a população sobre a complexidade do saneamento básico, sensibilizar para a problemática decorrente da falta de políticas públicas nessa área, bem como cobrar do Executivo o fiel cumprimento da legislação, entre as quais a Lei 11.445/2007, que define as diretrizes para a política nacional de Saneamento Básico”, disse.

Segundo Bibiano, o contrato previa, por exemplo, a cobertura de 71% para o serviço de esgoto, em 2016.

Foram convidados a participar da audiência órgãos governamentais como secretarias municipais, a concessionária do serviço Manaus Ambiental, instituições de ensino e pesquisa, representantes da sociedade civil organizada, da Arquidiocese de Manaus e a população em geral.

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »