saneamento basico

Camobi assiste a embate entre Iplan e Corsan sobre concessão

Na tarde de segunda-feira (9), a Comissão Especial criada para analisar e promover estudos sobre a renovação do Contrato de Concessão de Serviços de Água e Esgoto no município de Santa Maria realizou uma reunião pública sobre a concessão de água e esgoto do município, no CTG Sentinela da Querência, no bairro Camobi. A preocupação da Comissão é ouvir a comunidade e evidenciar quais são os principais problemas que precisam ser reparados para serem discutidos e colocados como possibilidade na renovação do contrato com a empresa.

Na reunião, a população teve a oportunidade de participar e opinar sobre o tema. Segundo o presidente da Comissão, vereador Daniel Diniz, “escutamos os moradores de duas regiões, Leste e Oeste, agora iremos realizar mais uma reunião e depois enviaremos ao prefeito um documento relatando o verdadeiro pensamento da sociedade”, explicou Diniz.

O contrato atual da prefeitura com a Corsan encerra no próximo ano, completando 20 anos de concessão. Os parlamentares representantes desta comissão já visitaram três cidades da região que possuem o sistema de água municipalizado e ouviram a opinião dos administradores e da população sobre as mudanças do sistema.

Segundo o presidente do Instituto de Planejamento (Uplan), Francisco Severo, a empresa não manteve diálogo com a Prefeitura e manteve apenas relações com a UFSM. “A Corsan ignorou Santa Maria. Não podemos continuar com um contrato que não nos oferece nenhuma garantia, é preciso deixar claro nossas carências para que a empresa cumpra com as suas responsabilidades e continue investindo”, ressaltou Severo.

Em contrapartida, o superintente Regional da Corsan, José Epstein respondeu informando que a empresa investiu na cidade cerca de 55 milhões em ações. “Tivemos muitas mudanças desde que assumimos, a barragem foi um grande investimento, e temos agora uma vazão ecológica, estação de tratamento de esgoto, um projeto de esgotamento sanitário e ainda queremos implantar, em parceria com a UFSM, uma rede-escola, só temos coisas positivas a oferecer”, mencionou o superintendente.

Participaram da mesa os vereadores Daniel Diniz (presidente), Marta Zanella (vice) e João Chaves (relator), Diretor do Sindiagua, Rogério Ferraz, Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Carlos Buzzati, Superintendente Geral da Corsan, José Epstein, e o presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria (IPLAN), Francisco Severo. O encontro ainda reuniu representantes da Corsan, Fepam, Ibama, líderes empresariais e comunitários, alunos da Escola Margarida Lopes e moradores do bairro Camobi. A vereadora Anita Costa Beber também estava acompanhando a reunião pública.

No dia 23 de novembro, a Comissão realizará uma Audiência Pública, na Câmara de Vereadores, às 18h30. Estarão presentes representantes do município e a comunidade santa-mariense.

Com informações da Câmara de Vereadores

Últimas Notícias: