saneamento basico

“Casan não cumpre fornecimento de água em Palhoça” diz prefeito Camilo

Moradores de Palhoça, na Grande Florianópolis, estão enfrentando problemas com falta de água nos últimos 10 dias. De acordo com o prefeito do município, Camilo Martins, a Casan não está cumprindo com a quantidade de água distribuída em Palhoça.

A água no município é gerenciada pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Palhoça (Samae), mas o fornecimento é realizado pela Casan, que deve abastecer 240 litros por segundo.

De acordo com Camilo Martins, não há inadimplência e é pago aproximadamente R$ 200 mil por mês para a Casan, empresa responsável pelo abastecimento de água em Palhoça. A Prefeitura da cidade entrou com uma medida cautelar, com pedido de multa diária, caso a companhia não cumpra com a vazão mínima acordada.

Por meio de nota, a Casan comprova com planilhas a regularidade no fornecimento de água para Palhoça, mesmo diante do aumento constante da demanda no município. A reserva existente na cidade está dimensionada de forma compatível com a demanda. A companhia ainda solicitou que a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) faça uma investigação nos pontos onde há registros de falta de água nos bairros de Palhoça.

Segundo informações da Casan, o fornecimento de água no período de 1º a 13 de janeiro, foi superior a 400 litros por segundo. Contrariando a informação vinda da Samae, que o fornecimento seria de apenas 75 litros por dia.

De acordo com o superintende da região metropolitana da Grande Florianópolis da Casan, Carlos Alberto Coutinho, não estamos reduzindo a vazão e não estamos fechando registro, deve haver um equivoco da prefeitura na leitura do volume de água. É preciso verificar a distribuição, afinal a cidade está crescendo.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »