saneamento basico

Casan retoma controle do abastecimento de água em Içara

Solenidade de assinatura do convênio foi realizada no auditório da Matriz da CASAN nesta quarta-feira e reuniu Governador Raimundo Colombo, Prefeito Murialdo Gastaldon e Presidente Dalírio Beber, além de demais diretores e outras autoridades.

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN –  está reassumindo o  controle dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Coleta e Tratamento de Esgoto do município de Içara, no Sul do Estado, que havia municipalizado os serviços em 2005. A decisão, já aprovada pela Câmara de Vereadores  e em audiência pública local,  foi oficializada  por meio de convênio de cooperação de gestão associada assinado com a presença do Governador do Estado, João Raimundo Colombo, do Presidente da estatal, Dalírio José Beber, e do Prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, entre outras autoridades.

O novo convênio com a CASAN terá validade de cinco anos, a contar do dia 1 de janeiro de 2014. Neste período a Empresa deverá assinar o Contrato de Programa com o município, conforme prevê a Lei Geral do Saneamento (11.445/2007), e seguir  as  ações do Plano Municipal de Saneamento Básico. Deverá  realizar ainda diversas melhorias operacionais no Sistema de Abastecimento de Água, bem como assumir o suporte técnico e acompanhamento da primeira etapa do sistema de esgotamento sanitário do município que está em andamento via financiamento com a Caixa Econômica Federal, além de encaminhar a segunda etapa. Também será ampliado a reservação do Sistema de Abastecimento de Água para diversos bairros do município.

“O papel do Governo do Estado é fortalecer esses compromissos. A confiança recíproca entre a CASAN e a Prefeitura será importante para a condução do serviço a partir de agora”, destacou o Governador Raimundo Colombo, ao destacar o esforço pessoal do Presidente Dalírio Beber e da Diretoria da Empresa, bem como a decisão do Prefeito de Içara Murialdo Gastaldon.

O Presidente da CASAN, Dalírio Beber, definiu o novo convênio como uma retomada da parceria entre a Empresa e a Prefeitura. “A missão da CASAN agora será promover melhorias  para a saúde e a qualidade de vida da população de Içara por meio de um bom gerenciamento dos sistemas de água de esgoto do município. É uma grande reconquista, mas também um grande compromisso”, resumiu.

O Prefeito Murialdo Canto Gastaldon disse que a decisão levou em conta a segurança hídrica do município e a presença do Estado no processo, já que  a cidade apresenta bons índices de desenvolvimento e de crescimento da população urbana. “Prevaleceu o espírito público e a democracia”, disse , ao destacar que a aprovação unânime da Câmara de Vereadores e a posição favorável de audiência pública pelo retorno da CASAN à gestão dos Sistemas de Água e de Esgoto do município.

A solenidade contou com a presença ainda do Diretor Geral da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico  de Santa Catarina – Agesan, Sergio Grando; do deputado estadual Dóia Guglielmi; do vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi; do  diretor de Planejamento e de Relações com o Poder Concedente, Osny Souza Filho, que assinou o contrato; demais diretores da CASAN, lideranças sindicais e funcionários da Empresa.

Justiça decretou indisponibilidade de bens de seis pessoas e uma empresa.
Operação apurou fraudes em licitações públicas do município.

Fonte: REDE GLOBO SANTA CATARINA ( http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/12/justica-bloqueia-bens-de-envolvidos-na-operacao-aguas-de-palhoca.html  )

A Justiça de Santa Catarina bloqueou na quinta-feira (19) os bens dos envolvidos na operação ‘Águas de Palhoça’, que denunciou seis pessoas suspeitas de fraudes em licitações públicas no município da Grande Florianópolis. A liminar judicial decreta a indisponibilidade dos bens, que somam R$ 1,1 milhão.

Conforme o Tribunal de Justiça, ficaram indisponíveis os bens de Carlos Alberto Fernandes, o Neno; Carlos Alberto Fernantes Júnior, o Caco; Luiz Fernando Oliveira da Silva, o Dentinho; Allan Pyetro de Melo de Souza; Janaina de Farias; Fábio Ribeirete Silva; e da empresa Raiz Soluções Inteligentes Ltda. O documento judicial afirma que a medida visa o ressarcimento dos cofres públicos e também a reserva de recursos para a aplicação de eventuais verbas públicas.

A Justiça e o GAECO passarão a ouvir agora os diretores e funcionários das concessões privadas no Estado, e segundo o procurador, outra ação foi deflagrada e nada impede novas prisões.

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »