saneamento basico

Concessionária instala temporizadores em chuveiros no Farol de São Tomé para reduzir o desperdício de água

Para incentivar o uso racional da água, Águas do Paraíba está instalando válvulas de registro com temporizador nos chuveiros instalados na orla do principal balneário de Campos dos Goytacazes, a praia do Farol de São Thomé, que chega a receber mais de 300 mil visitantes por dia durante o verão.

Com a instalação das válvulas, a economia chega a quase 50%, com cada chuveiro funcionando durante um minuto e meio. A água é automaticamente desligada, só voltando a jorrar com novo acionamento do equipamento, por mais 90 segundos.

“Infelizmente, o que assistíamos antes era um desperdício. Os chuveiros ficavam abertos praticamente o dia inteiro. Os banhos eram longos e sem interrupção. E para agravar a situação, os próprios veranistas procuravam ligar mangueiras nos chuveiros para lavar carros. A solução desses problemas foi simples. O investimento foi muito baixo em comparação ao desperdício e ao retorno e, ainda, promovemos campanha educativa de racionalização do uso de água”, explicou o gerente de operações da concessionária, Silas Almeida.

No Farol São Thomé foram instalados 22 chuveiros na orla marítima. Com a redução do desperdício, os moradores e veranistas também sairão ganhando com maior pressão de água em suas redes.

A concessionária Águas do Paraíba realizou vários investimentos no principal balneário de Campos dos Goytacazes, além de ampliar a rede de abastecimento em 2,5 quilômetros para também atender a área do Lagamar, a segunda em maior concentração de pessoas, durante o verão, Águas do Paraíba também está com quatro poços profundos em produção na Estação de Tratamento de Boa Vista, a cinco quilômetros do balneário, distribuindo até 100 litros de água por segundo.

Fonte: Grupo Águas do Brasil

Veja mais: http://www.grupoaguasdobrasil.com.br/aguas-paraiba/2014/02/18/concessionaria-instala-temporizadores-em-chuveiros-no-farol-de-sao-tome-para-reduzir-o-desperdicio-de-agua/

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »