Skip to content
quarta-feira, maio 18, 2022
Últimas Notícias:
  • Energias renováveis: um futuro sustentável
  • CONFERÊNCIA VIRTUAL – TECNOLOGIAS AUSTRÍACAS PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS
  • ‘Crédito Verde’: ações sustentáveis rendem incentivos à indústria
  • Riquezas potiguares de petróleo, gás e energias renováveis seduzem multinacionais que prometem novos investimentos no RN
  • Iguá apresenta os resultados operacionais dos últimos cinco anos e estratégia de crescimento
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Consultoria para avaliar contrato com a Sanepar em Londrina deve durar até nove meses com investimento milionário

  • Leis & Afins, PPP & Concessões
  • setembro 1, 2014

A consultoria que a Prefeitura Municipal de Londrina quer contratar para fazer o levantamento patrimonial do serviço de água e esgoto deve ser cara e demorada. O serviço pode levar entre seis e nove meses, deixando a decisão sobre uma nova licitação, um novo contrato com a Sanepar ou a municipalização para 2015. Até lá, a administração mantém o vínculo com a empresa do governo do Estado através de decretos emergenciais.

Desde 2003, a concessão da Sanepar está vencida, mas passados 11 anos e três administrações, a prefeitura ainda não sabe como tratar do assunto. O assessor de projetos estratégicos, Carlos Alberto Geirinhas, ressalta que o tema é delicado e só terá um encaminhamento definitivo quando as informações como lucro, investimentos e patrimônio físico vierem à tona.

A contratação de uma consultoria para o levantamento é a atual prioridade da administração, que tenta finalizar o termo de referência da licitação até a próxima semana. Geirinhas preferiu não adiantar valores de quanto o serviço deve custar, mas defendeu que ele é necessário para pensar o futuro

“Qualquer investimento que se faça agora, nós estamos falando em um projeto de 30 anos. Na somatória de tudo isso, estamos falando em bilhões. Qualquer investimento que tiver que ser pago, R$ 1 milhão, R$ 2 milhões é absolutamente interessante para o futuro. Se nós tivermos informações equivocadas, teremos grandes chances de tomar uma decisão errada”, declarou.

Transparência

Além do levantamento do patrimônio físico, como tubulações e ligações de água e esgoto, a prefeitura quer saber qual o lucro e investimento da Sanepar em Londrina. A situação nebulosa dos números é um dos fatores que pode ganhar transparência com a criação da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Londrina (Arselon), cujo projeto foi encaminhado à Câmara na última terça-feira (26).

“Nós precisamos ver a qualidade dos serviços que pretendemos e conhecer essa planilha, qual o lucro que a Sanepar está tendo em Londrina, ele está sendo investido onde? Porque tem que ser investido em Londrina. Temos que levantar o passivo jurídico, obviamente a Sanepar deve ter várias ações em Londrina e tudo isso precisa ser conhecido nessa mesa de negociação”, colocou.

Questionado do porquê do município ainda não possuir esses dados, já que o contrato envolvendo uma concessão pública deveria ser de domínio da população, Geirinhas acredita que a concessão firmada em 1973 não contemplava todos os aspectos necessários, como uma prestação de contas mais efetiva.

A Arselon está prevista pelo Plano Municipal de Saneamento aprovado em 2010 e deve fazer a regulação de serviços públicos, como a água e esgoto. A prefeitura espera implantá-la no próximo ano e entregar os resultados da consultoria para que seja desencadeada então a discussão coletiva sobre a possibilidade de uma nova licitação, de um novo contrato com a Sanepar ou a municipalização.

Plano de Saneamento

A consultoria contratada para estudar o contrato com a Sanepar também será usada pelo município para o levantamento de dados necessários para a atualização do Plano Municipal de Saneamento, segundo informou Carlos Alberto Geirinhas na manhã desta sexta-feira (29).

Fonte: http://m.odiario.com/londrina/noticia/861285/consultoria-deve-durar-ate-nove-meses-com-investimento-milionario/

AnteriorAnteriorCorsan é a 2ª maior empresa no setor Serviços Públicos do sul do país
PróximoSP:Substituto de Cresta dará continuidade à privatização de serviçosPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Energias renováveis: um futuro sustentável

1 min de leitura

Muita energia vem do Sol para a Terra, mas pouco é aproveitado. Uma parte da radiação solar fornece calor, outra forma os ventos, outra, os potenciais hidráulicos dos rios (pela evaporação e condensação), outra, as correntes marinhas.

Bioma cerrado: Relevância no cenário hídrico brasileiro

1 min de leitura

O Cerrado possui seu maior potencial hídrico nos lençóis freáticos, contribuindo para o abastecimento de importantes aquíferos subterrâneos.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

clean environment brasil
Conaut
logo-netzsch
paques-logo-home.jpg
Penetron
logo-bioproj
suez
DENORA
Superbac
bf-dias
aquamec

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.