saneamento basico

Copasa deve assumir serviço de abastecimento em Alpinópolis

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Alpinópolis projeto de lei de autoria do prefeito Júlio César Bueno da Silva, o Júlio Batatinha (PTB), autorizando o município a celebrar convênio de cooperação com o Estado de Minas Gerais. Ao que tudo indica, o objetivo é conceder os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Com a aprovação do projeto a Prefeitura de Alpinópolis está apta a firmar contrato, com duração mínima de 30 anos (prorrogáveis por acordo entre as partes), concedendo àquela empresa os serviços de coleta e tratamento do esgoto no município.

O serviço de abastecimento de água estará incluso no convênio, porém já é prestado pela Copasa em Alpinópolis desde o ano de 1982, quando o prefeito Osvaldo Américo dos Reis sancionou a Lei nº 884/82 que concedeu à companhia a exploração dessa natureza de fornecimento na zona urbana. A implantação definitiva das ações se deu no mandato seguinte, quando Alberto Gonçalves Freire era o chefe do Executivo, e o município passou a ser, de fato, atendido pela concessionária.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »