saneamento basico

Cosanpa pode perder concessão em Marabá

Após audiências públicas para tratar do Plano Municipal de Saneamento de Marabá, mudanças podem ocorrer na distribuição de água e no sistema de água e esgoto da região. A principal discussão pode ser a saída da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que atua em Marabá há pelo menos três décadas.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Antônio de Pádua, um edital de licitação para contratação de concessionária para o serviço será aberto e a prefeitura vai receber propostas de quem tiver interesse.

Ainda segundo o secretário, a possibilidade do fim da concessão é por um conjunto de erros que ocorreram ao longo dos anos em Marabá.

Por outro lado, a presidente da Companhia Noêmia Jacob, fez algumas ponderações durante a audiência pública, entre elas a realização de obras, ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, com a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), revitalização de dois reservatórios e a construção de um outro reservatório de 1000m³.

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »