saneamento basico

Cosanpa pode perder concessão em Marabá

Após audiências públicas para tratar do Plano Municipal de Saneamento de Marabá, mudanças podem ocorrer na distribuição de água e no sistema de água e esgoto da região. A principal discussão pode ser a saída da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que atua em Marabá há pelo menos três décadas.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Antônio de Pádua, um edital de licitação para contratação de concessionária para o serviço será aberto e a prefeitura vai receber propostas de quem tiver interesse.

Ainda segundo o secretário, a possibilidade do fim da concessão é por um conjunto de erros que ocorreram ao longo dos anos em Marabá.

Por outro lado, a presidente da Companhia Noêmia Jacob, fez algumas ponderações durante a audiência pública, entre elas a realização de obras, ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, com a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), revitalização de dois reservatórios e a construção de um outro reservatório de 1000m³.

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »