saneamento basico

CPI das Águas de Palhoça calcula mais de R$ 10 milhões em desvio de verba

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) averigou irregularidades que totalizam um desvio mais de R$ 10 milhões nos serviços de água e esgoto prestados à prefeitura de Palhoça. O apontamento foi feito pelo órgão em função da CPI das Águas no âmbito municipal.

De acordo com o TCE, as irregularidades estão no pagamento de mão de obra não utilizada mas mesmo assim cobrada pela Raiz Soluções Inteligentes, empresa que assumiu as prestações de serviços de água e esgoto após rompimento de Palhoça com a Casan.

A CPI das Águas foi instalada na Assembleia Legislativa há oito meses, após o escandalo de pagamento de proprina para renovação de contratos na autarquia Águas de Palhoça. Essa situação, inclusive, levou a prisão de Carlos Fernandes Junior (ex-secretário de governo de Palhoça), o pai dele, Carlos Fernandes, e do empresário Luiz Fernando Oliveira Silva (proprietário da empresa Raiz Inteligência Soluções/Sansys).

Já no âmbito municipal, a CPI das Águas foi começou há cinco meses, e junto a ela o TCE instaurou uma Tomada de Contas Especiais, que apurará a responsabilidade por ocorrência de dano à administração pública e ressarcimento do mesmo.

Fonte: http://www.tudosobrefloripa.com.br/index.php/desc_noticias/cpi_das_aguas_de_palhoca_calcula_mais_de_r_10_milhoes_em_desvio_de_verba

 

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »