saneamento basico

Deputado denuncia elevação das faturas de água de famílias mais pobres, no AM

Manaus – Empresa que detém o direito de cobrar da população de Manaus a segunda tarifa de água mais cara do País, aumenta a arrecadação a partir das faturas das famílias de baixa renda de Manaus que vivem em locais abastecidos com águas subterrâneas (os poços artesianos). A denúncia foi feita, nesta terça-feira (25), na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) pelo deputado estadual Dermilson Chagas (PDT), que classificou o faturamento da empresa como “enriquecimento irregular” a partir de um pacote de “maldades” empreendido pela concessionária contra a população com a anuência da Prefeitura de Manaus.

“O caso mais grave refere-se ao Conjunto Viver Melhor, financiado pelo governo federal, onde a Manaus Ambiental não investiu um centavo sequer na perfuração de poços tubulares, construção de caixas d’água, rede de distribuição ou adutoras. No conjunto, as contas estão chegando com valores exorbitantes, incompatíveis com os baixos custos de manutenção ou inexistentes, após a apropriação indevida do sistema pela concessionária. As contas passaram a ser cobradas em valores equivalentes aos das águas superficiais do Rio Negro, captadas e tratadas, como se assim o fossem, e realmente não o são, acrescidas ainda da maldita taxa de esgoto, que também ali é cobrada sem nenhuma razão plausível. Uma maldade criminosa sem precedentes”, denunciou o deputado.

A Manaus Ambiental baseia a apropriação e, consequentemente, a cobrança  nos decretos 1592 e 1612, ambosde maio de 2012, ainda na gestão do ex-prefeito Amazonino Mendes. Para o deputado Dermilson Chagas, a lei é irregular e o apoderamento de concessionárias por águas subterrâneas – de propriedade da União – está sendo questionado em todo País.

Fonte: http://new.d24am.com/noticias/politica/deputado-denuncia-elevacao-faturas-agua-familias-mais-pobres/139082

Últimas Notícias: