Escassez de água leva Ubá a prorrogar situação de emergência

A situação de emergência por falta d’água foi prorrogada por mais seis meses, em Ubá, na Zona da Mata. O decreto 5.740 foi assinado pelo prefeito Edvaldo Baião, na última semana, republicando a medida decretada pela primeira vez em janeiro deste ano.

A decisão deve-se ao agravamento da estiagem e à falta de perspectiva de mudança da situação. “O decreto ainda estava em vigor e não tinha uma data de finalização. A republicação foi feita por orientação da Defesa Civil Estadual para agilizar prazos de ações necessárias. Entre janeiro e agora, a situação piorou bastante”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana, Aldeir Ferraz.

Sem previsão de chuvas, é crítica a situação do Rio Ubá e do Córrego Peixoto Filho, mananciais responsáveis pelo abastecimento da cidade. “Em período de normalidade teríamos 20 milhões de litros de água para distribuição, com vazão de 280 litros por segundo. Atualmente temos 6 milhões de litros, com vazão de 70 litros por segundo. Vários pontos da cidade já enfrentam desabastecimento porque a quantidade de água não é suficiente para atender toda a população”, disse o secretário.

Segundo a Copasa, os bairros São Domingos, Querosene, Santa Bernadete, Bom Pastor, Esquetino, São Sebastião, Paulinino Fernandes estão sendo abastecidos por caminhões-pipa nas partes altas. De acordo com Aldeir Ferraz, o rodízio anunciado pela Copasa não está ocorrendo, por conta da falta de água suficiente para distribuição.

Aldeir Ferraz explicou que outras providências estão em andamento para minimizar os efeitos da falta de água para a população. “A Copasa subiu de três para dez caminhões-pipa que buscam água fora da cidade e levam aos locais atingidos. A Prefeitura está apoiando com mais cinco, que pegam a água bruta em represas e lagoas de proprietários que cederam e jogam nas estações de tratamento”, comentou.

A comunidade reclama também sobre a falta de orientação sobre como proceder com a restrição do abastecimento de água, mas sengundo o secretário o assunto será discutido na nesta quarta-feira (21). “Teremos uma audiência judicial com a direção da Copasa na quarta, à tarde, no Fórum. Vamos pleitear que a empresa dobre o número de caminhões-pipa em atendimento na cidade, além de viabilizar o funcionamento dos poços artesianos perfurados. Atualmente, dos 16 já perfurados, apenas três estão em atividade”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana.

A companhia informou que há três poços equipados em Ubá em funcionamento e que até esta terça-feira(20), mais dois serão equipados. Os dez poços restantes serão equipados por meio de contrato de emergência. Ainda segundo a Copasa, dentro de uma semana, os trabalhos para a montagem desses poços serão iniciados.

Restrições

De acordo com a assessoria da Prefeitura, não houve alterações na redação do decreto. A publicação atende ao cumprimento legal de renovação da decisão publicada em janeiro, quando a equipe do MGTV mostrou a situação enfrentada pelos moradores (veja o vídeo ao lado)

O decreto reforça as proibições de lavar calçadas, vias públicas, quaisquer áreas externas, veículos, máquinas e similares com água tratada. Também está proibido o abastecimento de piscinas e quaisquer ações que possam caracterizar desperdício ou o não uso racional da água para consumo humano.

Em agosto, foi empossada a Comissão Especial de Acompanhamento da Crise Hídrica, para acompanhar os problemas de desabastecimento de água para a população neste período de estiagem em que o município atravessa e buscar soluções para o enfrentamento do problema.

Segundo a Prefeitura, quem ver ou ficar sabendo de algum desperdício ou problema, pode denunciar ao Departamento de Fiscalização através do telefone (32) 3301-6122 ou pelo “Fale com a Prefeitura” no site.

Fonte: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2015/10/escassez-de-agua-leva-uba-prorrogar-situacao-de-emergencia.html

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »